Justiça ordena recontratação de professora grávida que foi dispensada durante pandemia em Lagoa Formosa

Ela havia sido dispensada após a suspensão das aulas devido à pandemia do coronavírus.

Advogado Luan Magalhães

Uma professora de 28 anos em Lagoa Formosa deverá ser recontratada pela Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa. A Justiça determinou, de forma liminar, que a Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, seja readmitida. Ela havia sido dispensada após a suspensão das aulas devido à pandemia do coronavírus. A comunicação da dispensa foi feita pelo Whatsapp.

O advogado Luan Magalhães foi quem atuou no processo. Ele explicou que a docente estava dentre as dezenas de profissionais da educação contratados pela Prefeitura para atuar nas salas de aula no ano de 2020. No entanto, de acordo com o procurador, ela acabou sendo dispensada sem uma formalização do ato administrativo.

O advogado informou que houve apenas um termo de desistência assinado pelo Prefeito de Lagoa Formosa, João Martins de Paula – Corete, e a Secretária de Educação, Ilma Aparecida Marques. Ele explicou também que a professora está grávida, por isso tem direito à estabilidade no emprego, conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal.

A decisão foi proferida pelo Juiz de direito Melchiades Fortes da Silva Filho, nessa segunda-feira (27). Na sentença, o magistrado concede a tutela provisória de urgência para que ela seja reintegrada ao cargo de “Professor I”, com efeitos desde a dispensa, ocorrida no dia 14/04 até cinco meses após o parto, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00, limitado a R$2.000,00. O prazo para cumprimento da decisão é de 5 dias.

Por causa da pandemia do Coronavírus, a decisão servirá como ofício, sendo que a Prefeitura, por meio dos gestores locais, será intimada por e-mail informado para comunicação durante a pandemia do COVID-19, ou outro meio hábil, quanto ao teor da decisão, bem como para promover as diligências necessárias para o cumprimento da ordem judicial.

A professora atuava na Escola Municipal Alzira Borges Souto, no turno da tarde, no 2º Período, mesmo local onde deve voltar a lecionar. O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa e aguarda um posicionamento.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais

Usaflex faz liquidação em bolsas, sapatos, rasteirinhas e tamancos com até 60% de desconto, em Patos de Minas

Veja mais