Justiça obriga shopping a desligar aparelhos de ar-condicionado em período noturno

Barulho gerado por sistema de refrigeração é alvo de inúmeras reclamações da vizinhança

Atendendo a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou a um shopping localizado no centro de Belo Horizonte que desligue os equipamentos do sistema de ar-condicionado no horário compreendido entre 22h e 7h.

A medida visa acabar com a poluição sonora gerada pelos aparelhos e deve ser mantida até que sejam adotadas providências definitivas, capazes de impedir a emissão de ruídos superiores aos limites estabelecidos na legislação municipal, sob pena de aplicação de multa diária de R$10 mil.

Conforme Ação Civil Pública (ACP) com pedido liminar proposta pelo MPMG, o responsável pelo estabelecimento já foi notificado e autuado diversas vezes quanto ao fato, mas não adotou as medidas necessárias para a redução do barulho.

“Tais medidas já deveriam ter sido tomadas com urgência pelo réu, visto que o barulho proveniente de seu sistema de refrigeração tem sido alvo de inúmeras e reiteradas reclamações de moradores do entorno. Os vizinhos têm sido obrigados a conviver com os ruídos de forma quase que ininterrupta, violados os seus direitos ao sossego e à saúde por vários anos”, informa a ação.

Em sua decisão, o magistrado destacou que “não pode a coletividade sofrer as consequências prejudiciais de uma atividade particular que não se ajusta à legislação em voga, ainda mais diante das diversas oportunidades que foram concedidas para tanto”.

O mérito da ação ainda será apreciado.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais

Jovem empina moto com placa dobrada perto de crianças e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas volta a ser destaque no Prêmio Mulheres do Agro promovido pela Bayer

Veja mais

Onça-parda é flagrada descansando em árvore e mobiliza Bombeiros em bairro de Araxá

Veja mais

Mico fica desacordado após choque elétrico e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Patos de Minas

Veja mais