Justiça nega liminar contra lei que autoriza expansão urbana para além do Rio Paranaíba

De qualquer forma, a expansão está proibida por outra decisão judicial, desta vez da Justiça Federal.

Ponte do Arco - Patos de Minas.

A polêmica em torno da Lei Complementar Municipal 530, que autorizou a ampliação do perímetro urbano para a outra margem do Rio Paranaíba, ganhou mais um capítulo esta semana. Um pedido de liminar para impedir que a lei continue vigorando foi negado por desembargadores do Tribunal de Justiça. De qualquer forma, a expansão está proibida por outra decisão judicial, desta vez da Justiça Federal.

A Lei Complementar Municipal 530 foi encaminhada à Câmara Municipal pelo então Prefeito Pedro Lucas, ampliando o perímetro urbano para a outra margem do Rio Paranaíba. O Projeto inicial sofreu emendas e foi aprovado. Em 2019, a nova Administração Municipal entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Câmara Municipal de Patos de Minas, questionando a lei.

A ação pedia uma medida cautelar para tornar a Lei Complementar sem efeito imediatamente. Mas os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais entenderam que, como a lei é de 2016 e a ação só foi protocolada em 2019, não há a comprovada urgência que justifique uma liminar. A ação continua tramitando no Tribunal de Justiça.

A decisão também não garante que os empresários interessados em construir empreendimentos do outro lado do Rio Paranaíba possam ter seus projetos aprovados. Em entrevista do Programa Contraponto do Patos Hoje, o vereador Francisco Frechiani explicou que existe outra ação, desta vez na Justiça Federal, que impede a realização de edificações nas proximidades do Rio Paranaíba.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais