Justiça Federal condena Correios a prestar serviços postais em bairro de Patos de Minas

A sentença foi publicada no final de outubro e os Correios já intimados para atender a sentença.

O autor da ação é o morador Edilson Carlos de Souza.

Os moradores do Laranjeiras/Cerrado devem ser atendidos pelos Correios de Patos de Minas. A decisão foi da Justiça Federal patense após um morador do bairro promover a ação judicial em dezembro de 2016. A sentença foi publicada no final de outubro e os Correios já intimados para atender a sentença. A empresa informou que não vai recorrer e que o serviço vem sendo prestado desde maio de 2017.

O autor da ação é o morador Edilson Carlos de Souza. O magistrado, Wagmar Roberto Silva, citou a Constituição Federal e a legislação para fundamentar sua sentença. Segundo o juiz, a Constituição Federal conferiu à União, em caráter exclusivo, a exploração do serviço postal e do correio aéreo nacional e a Lei n. 6538/78, que dispõe sobre os serviços postais, menciona em seu artigo 2º, que o serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.

Um dos requisitos exigidos pela empresa para que seja prestado o serviço postal é a identificação das ruas. Neste caso, os próprios moradores do bairro se uniram e instalaram as placas com os nomes das vias. Durante o processo, os Correios até informaram que já haviam disponibilizado o serviço aos moradores, mas, segundo o juiz, não conseguiram comprovar a entrega das correspondências. A decisão que teve prazo para sua implementação de 10 dias ainda estipula multa diária por eventual descumprimento. A recusa na prestação deverá ser comprovada pelo morador.

Em contato com a Assessoria de Comunicação dos Correios, recebemos a informação de que os Correios não recorrerão, pois a decisão administrativa à época da defesa já foi no sentido de implementação da entrega. A empresa também informou que o Bairro Laranjeira/Cerrado e Ipanema II têm entrega periódica, uma vez por semana, os bairros Coração Eucarístico e Barreiro tem entrega normal (diária), no entanto algumas ruas desses bairros foram recém-criadas e ainda não tem distribuição. O Bairro Alto da Serra é um empreendimento recém-lançado e, portanto, ainda não tem distribuição.

Edilson e outros moradores do bairro, no entanto, continuam não satisfeitos com a entrega de correspondências realizadas pelos Correios. Eles dizem que, dependendo do vencimento das faturas, seguem sendo necessário, por exemplo, retirar os boletos por meio da internet ou realizar outros procedimentos.

Últimas Notícias

Mais bonita, aconchegante e com o plantio de mais de 20 árvores, praça no Sobradinho é revitalizada

Veja mais

Entregador acaba preso na BR 352 após policiais flagrarem frequentador de festa recebendo cocaína

Veja mais

Jovem é esfaqueado no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa prepara ações imperdíveis para a Fenamilho 2024

Veja mais

Homem de 35 anos morre após ser atropelado em rodovia de Lagoa Grande

Veja mais

Homem é socorrido com chumbinhos alojados na cabeça e boca após ser atingido por disparos

Veja mais