Justiça Federal condena Correios a prestar serviços postais em bairro de Patos de Minas

A sentença foi publicada no final de outubro e os Correios já intimados para atender a sentença.

O autor da ação é o morador Edilson Carlos de Souza.

Os moradores do Laranjeiras/Cerrado devem ser atendidos pelos Correios de Patos de Minas. A decisão foi da Justiça Federal patense após um morador do bairro promover a ação judicial em dezembro de 2016. A sentença foi publicada no final de outubro e os Correios já intimados para atender a sentença. A empresa informou que não vai recorrer e que o serviço vem sendo prestado desde maio de 2017.

O autor da ação é o morador Edilson Carlos de Souza. O magistrado, Wagmar Roberto Silva, citou a Constituição Federal e a legislação para fundamentar sua sentença. Segundo o juiz, a Constituição Federal conferiu à União, em caráter exclusivo, a exploração do serviço postal e do correio aéreo nacional e a Lei n. 6538/78, que dispõe sobre os serviços postais, menciona em seu artigo 2º, que o serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.

Um dos requisitos exigidos pela empresa para que seja prestado o serviço postal é a identificação das ruas. Neste caso, os próprios moradores do bairro se uniram e instalaram as placas com os nomes das vias. Durante o processo, os Correios até informaram que já haviam disponibilizado o serviço aos moradores, mas, segundo o juiz, não conseguiram comprovar a entrega das correspondências. A decisão que teve prazo para sua implementação de 10 dias ainda estipula multa diária por eventual descumprimento. A recusa na prestação deverá ser comprovada pelo morador.

Em contato com a Assessoria de Comunicação dos Correios, recebemos a informação de que os Correios não recorrerão, pois a decisão administrativa à época da defesa já foi no sentido de implementação da entrega. A empresa também informou que o Bairro Laranjeira/Cerrado e Ipanema II têm entrega periódica, uma vez por semana, os bairros Coração Eucarístico e Barreiro tem entrega normal (diária), no entanto algumas ruas desses bairros foram recém-criadas e ainda não tem distribuição. O Bairro Alto da Serra é um empreendimento recém-lançado e, portanto, ainda não tem distribuição.

Edilson e outros moradores do bairro, no entanto, continuam não satisfeitos com a entrega de correspondências realizadas pelos Correios. Eles dizem que, dependendo do vencimento das faturas, seguem sendo necessário, por exemplo, retirar os boletos por meio da internet ou realizar outros procedimentos.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais