Justiça Eleitoral cancela mais de 5.300 títulos de eleitores de Patos de Minas; veja o que fazer

Em todo o país, foram 5.042.047 de documentos cancelados.

A Justiça Eleitoral cancelou 5.311 títulos de eleitores de Patos de Minas por ausência não justificada em três eleições consecutivas — contados os turnos e as eleições suplementares. O cancelamento automático foi realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme estabelece a Resolução do TSE. Em todo o país, foram 5.042.047 de documentos cancelados.

As estatísticas mostram que dos 116.765 eleitores aptos a votarem em Patos de Minas, 5.538 eleitores (4,74% do total) não compareceram às urnas nas últimas três eleições. Parte desses eleitores regularizou a situação até o dia 19 de maio, quando encerrou o prazo, mas 5.311 perderam o prazo e tiveram o documento cancelado.


O que fazer agora

Quem teve o título cancelado pode solicitar a regularização de forma prática e segura por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível tanto no site do TSE quanto nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs), com redirecionamento unificado ao Portal do TSE.

Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet. ( Clique aqui )

Conforme a Resolução TSE nº 23.737/2024, será exigida nova coleta biométrica nos casos em que os dados tenham sido capturados há mais de 10 anos e não tenham sido utilizados para validar a identidade do eleitor no mesmo intervalo.


Como verificar a situação eleitoral

A consulta à situação do título pode ser feita no site do TSE, informando o número do CPF ou do título do eleitor. O eleitor poderá verificar se seu título está regular, cancelado ou suspenso e dar início à regularização, se necessário.

A Justiça Eleitoral reforça a importância de manter a situação eleitoral em dia. Além de poder votar nas próximas eleições, o título de eleitor em situação regular é necessário para assumir cargos públicos, renovar documentos e até para obter passaporte, entre outros.

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais