Justiça Eleitoral cancela mais de 5.300 títulos de eleitores de Patos de Minas; veja o que fazer

Em todo o país, foram 5.042.047 de documentos cancelados.

A Justiça Eleitoral cancelou 5.311 títulos de eleitores de Patos de Minas por ausência não justificada em três eleições consecutivas — contados os turnos e as eleições suplementares. O cancelamento automático foi realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme estabelece a Resolução do TSE. Em todo o país, foram 5.042.047 de documentos cancelados.

As estatísticas mostram que dos 116.765 eleitores aptos a votarem em Patos de Minas, 5.538 eleitores (4,74% do total) não compareceram às urnas nas últimas três eleições. Parte desses eleitores regularizou a situação até o dia 19 de maio, quando encerrou o prazo, mas 5.311 perderam o prazo e tiveram o documento cancelado.


O que fazer agora

Quem teve o título cancelado pode solicitar a regularização de forma prática e segura por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível tanto no site do TSE quanto nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs), com redirecionamento unificado ao Portal do TSE.

Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet. ( Clique aqui )

Conforme a Resolução TSE nº 23.737/2024, será exigida nova coleta biométrica nos casos em que os dados tenham sido capturados há mais de 10 anos e não tenham sido utilizados para validar a identidade do eleitor no mesmo intervalo.


Como verificar a situação eleitoral

A consulta à situação do título pode ser feita no site do TSE, informando o número do CPF ou do título do eleitor. O eleitor poderá verificar se seu título está regular, cancelado ou suspenso e dar início à regularização, se necessário.

A Justiça Eleitoral reforça a importância de manter a situação eleitoral em dia. Além de poder votar nas próximas eleições, o título de eleitor em situação regular é necessário para assumir cargos públicos, renovar documentos e até para obter passaporte, entre outros.

Últimas Notícias

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80

Veja mais

Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas

Veja mais

Mais um motorista morre na BR 365 em acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira

Veja mais