☰
✕

Justiça condena 10 integrantes de quadrilha ligada ao PCC em Unaí; penas somam mais de 460 anos de reclusão

Sentença também determina pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos ao Funemp

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça condenou dez integrantes de uma organização criminosa armada que atuava no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro em Unaí, no Noroeste de Minas. Segundo a sentença, o grupo mantinha vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e operava de forma estruturada, com divisão de funções entre seus integrantes.

A condenação foi proferida em 1º de outubro pela Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Unaí, em ação penal proposta pelo MPMG no âmbito da Operação Os Remanescentes. Dos 12 denunciados, dez foram condenados e dois absolvidos.

As investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) demonstraram que a organização atuou por mais de um ano sob a liderança de um dos réus, responsável por coordenar atividades relacionadas ao armazenamento, transporte e comercialização de drogas. Parte dos entorpecentes era adquirida em outros estados e destinada ao abastecimento do tráfico em Minas Gerais.

De acordo com a sentença, o líder do grupo foi condenado pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, organização criminosa armada e lavagem de dinheiro. A pena total aplicada foi de 204 anos, 7 meses e 13 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Os demais condenados receberam penas que variam de 9 anos e 4 meses a 71 anos e 2 meses de prisão. Somadas, as condenações ultrapassam 460 anos de reclusão.

A decisão judicial reconheceu ainda que a organização criminosa mantinha conexão com integrantes do PCC e que a atuação do grupo contribuiu para a expansão das atividades da facção na região Noroeste do estado.

Atendendo a pedido do MPMG, a Justiça também condenou os réus, de forma solidária, ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos, valor que será destinado ao Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp).

Para a Justiça, a atuação prolongada da organização criminosa representou violação ao direito coletivo à segurança da população.

A sentença ainda está sujeita a recurso.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais Assessoria de Comunicação Integrada- Diretoria de Conteúdo Jornalístico

Últimas Notícias

Incêndio atinge cômodos de residência e mobiliza Corpo de Bombeiros em Presidente Olegário

Veja mais

Apoiadores de Lula em Patos de Minas comemoram vitória do presidente no Galpão do Produtor; veja

Veja mais

Com mais de 97% das urnas apuradas, Lula é reeleito presidente do Brasil para o quarto mandato

Veja mais

Juiz eleitoral explica decisão de encerrar votação às 17h e afirma que não houve prejuízo para os eleitores

Veja mais

Pessoa que colou tecla de urna em Patos de Minas pode ser condenada a até 10 anos de prisão, afirma MP

Veja mais

Urna eletrônica tem tecla colada com cola instantânea e precisa ser substituída em Patos de Minas

Veja mais