Jovem é preso após empinar moto, fugir da PM e colocar pessoas em risco em Patos de Minas
A motocicleta foi apreendida e removida para um pátio credenciado.
Maio é o mês dedicado à conscientização sobre os perigos no trânsito. As autoridades destacam a importância de se dirigir com mais atenção e respeito às leis de trânsito. No entanto, um jovem de 20 anos parece não ter compreendido esses princípios. Ele foi preso pela Polícia Militar na manhã desse domingo (24) após realizar manobras perigosas com uma motocicleta, fugir de uma abordagem policial e colocar motoristas e pedestres em risco em Patos de Minas.
De acordo com informações da Polícia Militar, os militares faziam patrulhamento pelo Bairro Planalto quando flagraram o motociclista empinando a moto em apenas uma roda na Avenida Randolpho Borges Mundim, nas proximidades da rotatória com a Avenida Maria Clara da Fonseca. A prática, conhecida popularmente como “grau”, chamou a atenção da guarnição por colocar em risco a segurança do trânsito.
Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor iniciou fuga em alta velocidade pelas ruas da cidade. Segundo a Polícia Militar, mesmo com sinais sonoros e luminosos da viatura, o motociclista desobedeceu às ordens de parada e continuou fugindo.
Durante a perseguição, o jovem teria cometido diversas infrações de trânsito, entre elas avanço de parada obrigatória, circulação na contramão, excesso de velocidade e direção perigosa nas proximidades de uma escola municipal. Conforme os militares, em determinado momento ele quase provocou um acidente envolvendo uma carreta na Avenida Randolpho Borges Mundim.
Ainda segundo o registro policial, o motociclista ignorou placas de advertência existentes em frente à Escola Municipal Professora Marluce Martins de Oliveira Scher e continuou transitando em alta velocidade mesmo em área escolar, aumentando o risco de atropelamentos e acidentes.
Após perder contato visual com o suspeito, os militares realizaram levantamentos e descobriram que a motocicleta Honda/CG 125 Fan ES estava registrada em nome da avó do jovem. Em seguida, equipes localizaram o suspeito em uma obra nas proximidades do Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, o “Mamoré”, no Bairro Ipanema.
O condutor foi identificado. Durante consulta ao sistema, os policiais constataram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conforme relatado pela PM, o próprio jovem afirmou que não era a primeira vez que fugia da polícia e disse que tentou escapar porque havia sido flagrado realizando o malabarismo com a motocicleta.
Ele foi preso em flagrante pelos crimes previstos nos artigos 308, 309 e 311 do Código de Trânsito Brasileiro, relacionados à participação em manobra perigosa, direção sem habilitação gerando perigo de dano e trafegar em velocidade incompatível com a segurança. A motocicleta foi apreendida e removida para um pátio credenciado.