Jornalista patense escreve livro para contar a rivalidade histórica de Mamoré e URT

Após ser produzido, o projeto acaba de iniciar sua etapa derradeira: a captação de recursos financeiros para a publicação.


A obra foi escrita pelo jornalista patense Diogo Rodrigues, recém-graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A história da rivalidade entre Mamoré e URT, os dois clubes profissionais originários de Patos de Minas, está sendo contada no livro-reportagem: Mamoré x URT - A Maior Rivalidade do Interior Mineiro. A obra foi escrita pelo jornalista patense Diogo Rodrigues, recém-graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Após ser produzido, o projeto acaba de iniciar sua etapa derradeira: a captação de recursos financeiros para a publicação.

A obra faz um resgate histórico do clássico desde 1956, quando os times ainda eram amadores, até 2013, ano em que o Sapo e o Trovão Azul disputaram o Módulo II do Campeonato Mineiro. Em 200 páginas coloridas, traz fatos narrados através de relatos de pessoas que vivenciaram de perto a rivalidade, além de seções com as fichas técnicas de todas as partidas, lista com os atletas que mais jogaram, os artilheiros, dentre outros dados e estatísticas colhidos em acervos que guardam um pouco da memória dos clubes.

O livro conta com 11 capítulos principais (Introdução; A cidade de Patos de Minas; O Esporte Clube Mamoré; A União Recreativa dos Trabalhadores; A era amadora; 1991 a 1993 – O início do profissionalismo; 1995 e 1996 – Mamoré campeão do interior; 1998 – A volta do Trovão Azul à elite; 2001 e 2002 – Caminhos distintos; 2003 a 2005 – Lutas contra o rebaixamento e redenção da URT; e 2010 a 2013 – Novo estádio, nova era), além de quatro capítulos especiais (A Seleção do clássico; Hinos; Marchinhas e Fichas Técnicas) e seções contendo números, dados e estatísticas sobre os confrontos da era profissional do clássico.

Com a produção pronta, o jornalista e escritor Diogo Rodrigues inicia agora a captação de recursos para a impressão do livro. A forma encontrada pelo autor para tentar o apoio para a publicação do livro foi o crowdfunding (financiamento colaborativo). A ideia é simples: consiste em várias pessoas doando um pouco de dinheiro até que se chegue ao total solicitado.

Funciona da seguinte maneira: acessando na página do projeto ( www.catarse.me/mamoreurt ) é possível contribuir com qualquer valor a partir de R$20. Em contrapartida, para cada quantia doada há uma recompensa correspondente, que varia entre uma versão do livro em PDF, versões da obra escrita e publicidades de página inteira no livro. Elas podem ser visualizadas detalhadamente no site citado.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais