Já viu casamento na Umbanda? O Patos Hoje foi ao matrimônio de Nathália e Leonardo e mostra como foi
A cerimônia aconteceu neste sábado (01) em um ambiente ao ar livre, em um belo gramado verde.
Eles estão juntos há nove anos e o relacionamento já deu frutos. O pequeno José Antônio está com 10 meses de vida. Mas para Nathália era questão de fé oficializar essa união em sua religião, a Umbanda. O Leonardo é católico, mas concordou em atender o desejo da mulher que escolheu para ser sua parceira.
A cerimônia aconteceu neste sábado (01) em um ambiente ao ar livre, em um belo gramado verde, cuidadosamente preparado para abrigar toda a simbologia da Umbanda. Os convidados se vestiram de branco, como pedia o convite, que para os umbandistas significa paz e pureza. As crianças representaram os orixás. Exu, Iansã, oxum, Ogum, Iemanjá, Xangô e Oxóssi estavam presentes.
A cerimônia foi celebrada pelo pai de santo Rodrigo Amaral, líder do Centro Espiritualista de Umbanda Anjos de Luz. Ao som dos tradicionais tambores, ele conduziu a benção dos noivos Nathália e Leonardo como manda a tradição umbandista. Entidades Incorporadas, Preto-Velho e Exu desceram para trazer conselhos e homenagens aos noivos.
O jogo oracular Obi trouxe resposta positiva ao casal. A cerimônia durou cerca de três horas e terminou com um belo pôr do sol, para reforçar a presença dos elementos da natureza na celebração. "Hoje é um dia de extrema alegria para todos nós do corpo mediúnico, toda a egrégora espiritual que vive dentro da nossa instituição filantrópica e religiosa, onde nós pregamos a dimensão do mais sublime sentimento que habita entre os seres humanos, qual seja, o amor", disse Rodrigo.
Ao final da cerimônia, os noivos estavam felizes e Nathália mais ainda. "Essa cerimônia a gente aguardava ela já há algum tempo. Devido a pandemia nós tivemos que adiar. Mas a espiritualidade faz tudo no tempo que tem que ser e hoje foi mais do que especial", disse Nathália.
A Umbanda
A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, que é resultante de uma mistura de elementos de religiões africanas, indígenas, orientais e principalmente católicas e espíritas. A caridade é o principal fundamento da Umbanda, que prega principalmente o bem, o amor e a ajuda entre as pessoas. Os umbadistas acreditam que todo o bem e todo o mal praticados por uma pessoa volta para ela.
Curisidade
Esse foi o primeiro casamento celebrado pelo Centro Espíritualista de Umbanda Raio de Luz.