Ipem dá dicas para a compra de presentes e reforça a fiscalização nas lojas de brinquedos

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais – IPEM – alerta que brinquedo errado pode provocar acidentes e colocar em risco a saúde dos pequenos.

IPEM alerta que brinquedo errado pode provocar acidentes e colocar em risco a saúde dos pequenos. ( Foto: Divulgação Internet )

Faltando poucos dias para o Natal, os patenses vão ao comércio em busca de artigos para presentear.  Mais uma vez, os brinquedos lideram a preferência dos consumidores. Mas é preciso ter muito cuidado na hora de comprar o produto. O Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais – IPEM – alerta que brinquedo errado pode provocar acidentes e colocar em risco a saúde dos pequenos.

Segundo o órgão, o número de denúncias teve aumento nos últimos meses. “De janeiro a novembro de 2018, houve um crescimento de 60% no número de denúncias referentes a brinquedos, em relação ao mesmo período do ano passado”, afirma o diretor da Qualidade de Bens e Produtos do Ipem-MG, Geovane Mendes de Miranda. Ele explica que produtos fora das normas exigidas pela legislação podem trazer riscos para a saúde dos pequenos e causar sérios acidentes

Orientações

Para garantir a segurança das crianças, o consumidor deve ficar atento às orientações do Ipem-MG. Todo brinquedo, seja ele nacional ou importado, deve possuir, obrigatoriamente, o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro.

Na embalagem, também é necessário constar informações sobre o conteúdo, instruções de uso, montagem e eventuais riscos associados à criança. O texto deve estar em português.

O CNPJ e o endereço da empresa também são dados obrigatórios. “Todas essas informações demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador”, orienta o diretor do Ipem-MG.

Exigir a nota ou cupom fiscal no ato da compra também é fundamental, pois ela é a garantia no caso da reclamação do produto com a loja, fabricante ou órgãos de defesa do consumidor.

Faixa etária adequada

Um cuidado importante é verificar se a indicação da faixa etária do brinquedo corresponde à idade da criança a ser presenteada. A informação deve estar destacada na embalagem. A cautela deve ser ainda maior em relação aos brinquedos para crianças com idade até três anos.

Fiscalização

As fiscalizações de brinquedos são realizadas durante todo o ano pela diretoria de Qualidade de Bens e Produtos do Ipem-MG e são intensificadas nesta época do ano. Caso sejam encontrados produtos irregulares, os itens são apreendidos pelo Ipem-MG e o fabricante é notificado. De acordo com a legislação metrológica vigente, a multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Denúncias

Ao constatar algum tipo de irregularidade, o consumidor pode registrar uma denúncia - inclusive de forma anônima - junto à Ouvidoria do Ipem-MG  pelo telefone 08000 335 335.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais