Ipê Roxo nos fundos da Igreja dos Capuchinhos abre enorme florada e encanta os patenses
Primeiro pela beleza das flores, que cobrem toda a copa e, segundo, pelo tamanho da árvore de cerca de 10 metros de altura.
A florada do enorme Ipê Roxo plantado nos fundos da Igreja dos Capuchinhos, no bairro Brasil em Patos de Minas, tem chamada a atenção de quem passa por ali. Primeiro pela beleza das flores, que cobrem toda a copa e, segundo, pelo tamanho da árvore de cerca de 10 metros de altura.
Não há quem passe pela avenida Brasil e não perceba a exuberância do enorme Ipê Roxo. Alguns param para contemplar a beleza da árvore, outros tiram fotos para guardar a imagem. A dona Vera Lúcia é de Alagoas. Ela não resistiu ao encanto do pé de Ipê e fez fotos e vídeos para postar em suas redes sociais.
É nesta época mais seca do ano que esta árvore singular mostra toda a sua beleza. Enquanto a maioria das espécies sofrem com a falta de água o Ipê se cobre de flores. Os Ipês Roxos são os primeiros a florescerem. Depois vêm os amarelos, que são símbolo do cerrado, os Ipês rosas e, por último, nos meses de outubro e novembro, é a vez dos Ipês Brancos.
Esta espécie tem se tornado cada dia mais comum nesta região. Campanhas de distribuição de mudas proporcionaram a compensação de muitas árvores que foram cortadas no passado. O florada do Ipê dura em média 15 dias e é influenciada pela estação. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade de flores.