Inmet prevê calor intenso no Sudeste e temporais no Sul

Termômetros podem ultrapassar em 5ºC a média da temperatura do mês

Os próximos dias serão de calor intenso no Sudeste e de temporais no Sul do Brasil. No Rio de Janeiro, os termômetros devem marcar 41 graus Celsius (°C) nesta segunda-feira (17), informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em nota.


O clima continuará quente em áreas do Sudeste do país, em especial no estado de São Paulo, Minas Gerais; no sul do Espírito Santo e no nordeste do Paraná, além do Rio de Janeiro. “Pontualmente, os termômetros podem ultrapassar os 5°C acima da média da temperatura do mês”, destacou o instituto..


Já no Sul do país, a previsão é de “pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes, com aviso laranja de perigo para tempestade nesta segunda-feira, englobando áreas dos três estados da região. A previsão é de chuvas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo”, detalhou o Inmet.


Há expectativas de que essas tempestades cheguem ao extremo sul de São Paulo, ao Mato Grosso do Sul, ao Rio Grande do Sul, a Santa Catarina e a áreas do Paraná, com aviso de “perigo potencial e chuvas que podem chegar a 50 milímetros”.


No resto do país, há previsão de chuvas intensas e muita instabilidade em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


“Na faixa norte do país, entre o Amapá e o Maranhão, alcançando ainda o litoral da Paraíba, as chuvas são motivadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul, causando volumes que podem chegar a 50 milímetros em precipitações e rajadas de vento de até 60 km/h”, complementa o Inmet.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Aluna bebe e serve bebida alcoólica para colegas em sala de aula em Patos de Minas

Veja mais

Após sequência de derrotas, Mamoré anuncia demissão do treinador Fábio Brostel

Veja mais

Motorista apaga mensagens do celular ao ser preso com automóvel relacionado a estelionato

Veja mais

Homem é agredido com capacetada e tem carro depredado pela ex-companheira em Patos de Minas

Veja mais

Funcionário de viveiro relata ameaças, injúrias homofóbicas e diz que teve dente quebrado pelo patrão

Veja mais

Mamoré sofre a terceira derrota consecutiva e amarga a lanterna do grupo no Modulo II

Veja mais