Ingestão de líquidos é fundamental para evitar desidratações no verão

Recomendação geral é a de que uma pessoa adulta beba cerca de 8 copos de água por dia.

O consumo de água é de vital importância para o pleno funcionamento do organismo humano.

O consumo de água é de vital importância para o pleno funcionamento do organismo humano. Responsável pelo equilíbrio térmico do corpo, ela também participa do transporte de nutrientes para as células por meio do sangue e auxilia a eliminação de toxinas do organismo.

Durante o verão, época em que as temperaturas ficam mais elevadas, é preciso ter mais atenção quanto ao consumo de água e líquidos, pois o organismo pode ter uma tendência maior a ficar desidratado.

“A melhor forma de manter a hidratação em dia é por meio da ingestão de água. O consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas cruas, legumes e frutas ricas em água também podem auxiliar a manutenção da hidratação do organismo, mas nada substitui a ingestão da água pura”, afirma a referência técnica da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Nathália Ribeiro.

Quantidade de água que deve ser ingerida

O consumo de água auxilia também nos processos fisiológicos e metabólicos do organismo. Ela estimula a diurese, ou seja, a produção de urina pelo rim, contribuindo para a eliminação de toxinas acumuladas no corpo e na formação do bolo fecal.

A recomendação geral é que uma pessoa adulta beba cerca de oito copos de água por dia. Entretanto, “essa quantidade é variável e depende de outros fatores, como o clima e a temperatura do ambiente em que o indivíduo vive, além da exposição ao sol e prática de atividade física”, explica Nathália.

Já para as crianças, a quantidade ideal do consumo de água vai variar conforme a faixa etária, mas, de forma geral, a recomendação é que dos seis aos 12 meses de idade seja ingerido cerca de 800 ml a 1 litro de água por dia; de 1 a 3 anos, a recomendação sobe para cerca de 1,3 litros; dos 4 aos 8 anos, a orientação é de 1,7 litros.

“É preciso lembrar, no entanto, que essas são recomendações ideais, mas que também precisam ser observados fatores como peso da criança, se pratica ou não atividade física, exposição ao sol e clima”, informa a referência técnica.

Alimentação e hidratação

Adotar uma alimentação saudável e balanceada é fundamental durante todo o ano. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, é importante dar preferência a alimentos in natura, ou seja, obtidos diretamente de plantas e ou animais, que não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza ou que sejam minimamente processados.

Com as altas temperaturas, o risco de acontecer uma proliferação que podem gerar uma infecção alimentar é maior. Por esse motivo, durante o verão é importante reforçar alguns cuidados para que não haja intoxicações alimentares, que podem causar severas desidratações. São eles:

Atentar-se para o consumo de frutas, verduras, legumes e água, que auxiliam na hidratação e reposição de sais minerais perdidos na transpiração;

Consumir água filtrada e/ou fervida;

Preferir refeições leves, ricas em águas e nutrientes;

Evitar frituras e alimentos gordurosos a fim de evitar que a digestão não fique mais lenta, piorando sintomas como mal-estar e fadiga, sensações mais comuns durante o verão devido ao calor;

Evitar alimentos com molhos a base de maionese, que são extremamente sensíveis a altas temperaturas;

Conhecer a procedência dos alimentos que vão ser consumidos, principalmente peixes e frutos do mar;

Verificar a data de validade e se o odor, cor e textura são característicos dos alimentos, além das condições de higiene do local em que são produzidos e comercializados os alimentos;

Manter-se hidratado ao longo do dia e procurar alimentar-se a cada 2 ou 3 horas;

Cuidar para que alimentos que necessitam de refrigeração fiquem o menor tempo possível exposto à temperatura ambiente.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais