Incidência de cobras no perímetro urbano chama a atenção e bombeiros alertam para o perigo

Dependendo da espécie, uma picada pode ser suficiente para levar a morte.

O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas tem sido acionado constantemente para fazer a captura de cobras no perímetro urbano. Com treinamento e equipamentos adequados, esse trabalho não representa grandes riscos para eles, mas a população em geral deve redobrar os cuidados. Dependendo da espécie, uma picada pode ser suficiente para levar a morte.

Segundo o tenente Pedro do Corpo de Bombeiros, no perímetro urbano de Patos de Minas, ocorre a presença de três espécies de serpentes diferentes, com predominância em alguns bairros da cidade. Na região da avenida J.K até o bairro Eldorado o maior número de capturas é de Jiboias. Já na região do bairro Várzea a presença maior é de serpentes da espécie Caninana. Na parte da alta da cidade, nas imediações do bairro Barreiro, o maior número de capturas é de cobras cascavel, que são altamente venenosas.

Mas existem outras espécies circulando na cidade, como a Coral e a Jararaca. Algumas espécies possuem veneno e outras não. Mas independente disso, ser for vítima de uma picada de cobra, a pessoa deve procurar o Hospital Regional imediatamente. Segundo o tenente Pedro do Corpo de Bombeiros, se for na zona rural, a orientação é para que a pessoa acione o Samu ou Corpo de Bombeiros e combine de se encontrar no meio do percurso, uma vez que picada de cobra significa risco até de morte.

Outra orientação do Corpo de Bombeiros é para que a pessoa não tente capturar a cobra para levar até o hospital. Embora seja caso de urgência, essa medida pode causar um transtorno ainda maior, uma vez que a cobra pode escapar dentro do carro ou mesmo no hospital e causar ainda mais problema. A dica é tirar uma foto da cobra. Isso será suficiente para que os profissionais de saúde procedam de forma correta.

E ao se deparar com uma cobra, a pessoa não deve jamais tentar fazer a captura do animal. A orientação é para que a pessoa observe o lugar em que a serpente está abrigada e acione o Corpo de Bombeiros. “Muitas vezes na tentativa de captura ocorre o ataque. Ou senão, na tentativa de captura, o animal esconde e fica pior”, explicou o bombeiro.

As serpentes se alimentam principalmente de ratos. Manter os quintais limpos e livres de infestação desses roedores é o primeiro passo para evitar a presença de cobras em sua residência.

Últimas Notícias

Queda de árvore tira a vida de caseiro de 43 anos na zona rural de Araxá

Veja mais

IPVA 2025 já tem tabela de pagamento; imposto de veículos começa a vencer em fevereiro

Veja mais

Prefeitura disponibiliza “Consultório na Rua” para facilitar acesso de moradores de rua à saúde

Veja mais

FEPAM amplia e moderniza instalações do Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas

Veja mais

Homem se revolta e quebra agência da Caixa Econômica Federal, em Patos de Minas

Veja mais

Casado há menos de 15 dias, homem é preso pela 2ª vez por ameaçar a esposa

Veja mais