Incêndio em Moreiras é controlado após 4 dias; Bombeiros alertam para aumento de queimadas

E esse foi só um dos chamados atendidos pela corporação nesta semana em que o número de queimadas teve um aumento surpreendente.

Só nesta quinta-feira (15), após quatro dias de trabalho, é que o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar um incêndio florestal que atingiu a região de Moreiras, comunidade rural do município de Patos de Minas. E esse foi só um dos chamados atendidos pela corporação nesta semana em que o número de queimadas teve um aumento surpreendente.

O Corpo de Bombeiros atribui esta elevação no número de queimadas à elevação das temperaturas e à baixa umidade relativa do ar. Esta semana, os termômetros chegaram a marcar 37 graus de calor, enquanto a umidade relativa do ar chegou a apenas 13%. Além disso, existe um descuido da população.

Na região de Moreiras, as chamas consumiram cerca de 100 hectares de vegetação. O estrago só não foi maior porque o Corpo de Bombeiros contou com a ajuda de moradores da localidade e de produtores rurais que usaram suas máquinas agrícolas para construírem aceiros e evitar que as chamas se alastrassem.

Segundo o tenente Pedro do Corpo de Bombeiros, até a semana passada, quando o tempo ainda estava mais fresco, o número de queimadas estava muito abaixo do ano passado. Entretanto, do início da semana para cá, o número de queimadas aumentou assustadoramente. Ele fez um alerta principalmente para as pessoas que moram na zona rural.

A orientação é para que pessoas evitem fazer qualquer tipo de queimada, principalmente ao longo da tarde. O Corpo de Bombeiros explica ainda que até para fazer uma solda em um maquinário na zona rural é preciso ter um balde de água por perto para caso alguma fagulha escape e atinja a vegetação.

Construir aceiros, fazer a retirada de capim seco sem utilidade e deixar equipamentos prontos para o combate a um princípio de queimada, como bombas costais e tratores com carretinha de água e pulverizador podem evitar grandes prejuízos em casos de um incêndio florestal na propriedade.

Últimas Notícias

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais