Incêndio em galpão agrícola em Santana de Patos mobiliza Bombeiros; estrutura corre risco de desabar
Apesar da proporção do fogo, ninguém ficou ferido.
Um grande incêndio mobilizou o 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (16), na região de Santana de Patos. As chamas consumiram um galpão agrícola de aproximadamente 1.800 metros quadrados, utilizado para o armazenamento de palha de milho e materiais similares. Apesar da proporção do fogo, ninguém ficou ferido.
Ao chegarem no local, os militares encontraram a estrutura e o material já tomados pelas chamas. Para conter o incêndio, foram utilizados cerca de 30 mil litros de água, contando com o apoio de caminhões-pipa de empresas parceiras. A estratégia inicial foi confinar o fogo para garantir que ele não se espalhasse para vegetações ou instalações vizinhas, o que foi facilitado pelo isolamento da área.
Após horas de trabalho intenso, os Bombeiros optaram por não realizar o rescaldo completo (que exige revirar o material) devido ao alto risco de colapso da estrutura metálica do galpão. Os responsáveis foram instruídos a manter o isolamento da área.
Segundo o Corpo de Bombeiros, como o material queima em profundidade, o fogo deve se extinguir naturalmente de forma gradual, sem oferecer riscos a terceiros. A empresa foi orientada a acionar engenheiros para avaliar as condições estruturais do que restou do galpão.
Informações colhidas no local indicam que o fogo teria começado logo após um caminhão estacionar no interior do galpão. A suspeita é de que o calor do escapamento do veículo em contato com a palha seca tenha dado início à combustão imediata.