Impasse! Novos leitos de UTI do Hospital São Lucas para Covid-19 ainda não têm respiradores

A direção do Hospital encaminhou uma nota para explicar a situação e afirmou que os equipamentos seriam doados pelo Estado.

Os 10 novos leitos de UTI já estão prontos, mas faltam respiradores para que eles comecem a receber pacientes.

Com a capacidade da UTI do Hospital Regional Antônio Dias praticamente esgotada, as autoridades de saúde do município decidiram credenciar mais 10 leitos de UTI e 32 leitos de clínica médica no Hospital São Lucas. Os 10 novos leitos de UTI já estão prontos, mas faltam respiradores para que eles comecem a receber pacientes. A direção do Hospital encaminhou uma nota para explicar a situação e afirmou que os equipamentos seriam doados pelo Estado.

“A direção do Hospital São Lucas esclarece que há nove dias aconteceu uma reunião na Secretaria de Saúde de Patos de Minas com os representantes da GRS , representantes da Secretaria Municipal de Saúde , o procurador do município Jadir Souto e representantes do hospital São Lucas aonde ficou decidido que o hospital São Lucas irá credenciar 32 leitos para a clínica para pacientes covid 19 e 10 leitos de CTI para pacientes covid 19 . Os respiradores e monitores serão doados pelo estado segundo afirmação da Noemi , diretora da GRS de Patos de Minas e Juliano diretor da GRS de Unai”, diz a nota.

Segundo a direção do Hospital São Lucas, a parte física já se encontra apta para o recebimento dos pacientes, mas os respiradores que teriam sido prometidos ainda não chegaram.  Diante disso, na sexta-feira, o secretário de saúde Carlos Rezende sugeriu a transferência de 10 leitos já em funcionamento para os pacientes covid 19.

A direção do Hospital São Lucas entende que a medida é prejudicial e arriscada. “Acrescentamos que dos 30 leitos já credenciados pelo São Lucas quase todos estão ocupados pois o hospital recebe pacientes de 33 cidades. A nota afirma que se forem referenciados 10 leitos já existentes para pacientes covid-19, não haverá como receber pacientes com outras enfermidades graves como AVCs , infartados e oncológicos .

Maternidade

Nesse final de semana, a direção do Hospital São Lucas também decidiu fechar a maternidade. Até esta terça-feira, a Unidade Hospitalar não irá receber pacientes. A decisão pode sobrecarregar ainda mais o Hospital Regional Antônio Dias que já está superlotado.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais