Impasse entre Estado e Município deixa em risco o mais antigo prédio público da cidade

Já existe inclusive dinheiro em caixa para a realização das obras de restauração. Entretanto, a Prefeitura de Patos de Minas vem encontrando dificuldades para receber a documentação do imóvel.

As chaves estão em poder da Prefeitura.

A estrutura centenária do antigo prédio do cadeião, localizada bem no centro da cidade, está sendo projetada para receber o arquivo público. Já existe inclusive dinheiro em caixa para a realização das obras de restauração. Entretanto, a Prefeitura de Patos de Minas vem encontrando dificuldades para receber a documentação do imóvel.

As chaves estão em poder da Prefeitura. Mas para assumir a estrutura é preciso oficializar a doação. Segundo o diretor de patrimônio histórico da Prefeitura de Patos de Minas, Geenes Alves, representantes do Governo do Estado já foram procurados e até o Ministério Público entrou no caso para intermediar a negociação, que segue sem uma definição.

O prédio do antigo cadeião é tombado pelo Patrimônio Histórico e tem importante valor cultural para o município. A estrutura de dois andares foi construída em 1912 para abrigar a Câmara Municipal, o Fórum e Rés do Chão e Cadeia Pública. Com 105 anos, ele é o mais antigo prédio público de Patos de Minas e a enorme estrutura corre risco.

A maior preocupação é com o telhado. Não é de agora que a cobertura apresenta sinais de desgaste. Vidros quebrados e janelas abertas também contribuem para a deterioração da estrutura, que poderia estar funcionando e abrigando um dos muitos órgãos públicos do município que pagam aluguel.

O diretor de Patrimônio Histórico disse que o projeto de restauração do antigo prédio do cadeião está sendo finalizado e que o dinheiro existente no Fundo Municipal de Patrimônio Histórico está sendo reservado para fazer a restauração do imóvel. Falta apenas a liberação da documentação por parte do Governo do Estado.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Primeira pesquisa com Falcão na disputa mostra bom desempenho ao Governo de Minas; Cleitinho lidera

Veja mais

Síndica de edifício tem porta danificada e moradores são agredidos após reclamarem de barulho de festa

Veja mais

Acidente de trânsito em Patos de Minas termina em briga e prisão por embriaguez ao volante

Veja mais

Policiais abordam carro com motorista buzinando de forma indiscriminada durante Corrida do Renascer Natalino e dois acabam presos

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária reúne colaboradores e inicia as comemorações de 50 anos

Veja mais

Proprietário de imóvel que praticava sextorsão contra inquilina é alvo de operação da Polícia Civil

Veja mais