Imagens mostram garrafas pet, tubulação, lata de tinta e até capacete no Rio Paranaíba

Além disso, o nível das águas também está bem abaixo, considerando o registrado em período de cheia.

Com um comprimento total de cerca de 1000 quilômetros, o Rio Paranaíba é um dos grandes cursos d’água do Brasil. No entanto, a situação dele não é muito favorável em Patos de Minas. Além dos constantes despejos de esgoto, o Rio Paranaíba se encontra com lixos de toda espécie. Além disso, o nível das águas também está bem abaixo, considerando o registrado em período de cheia.

A situação foi verificada nos fundos do Bairro Laranjeiras. Com uma grande área de pedras e areia, formando uma espécie de praia, o rio se estreita, ficando com poucos metros de largura no local. Apesar do nível bem abaixo, o que é comum para esta época do ano, o que mais chama a atenção é a grande quantidade de sujeira. É possível ver garrafas pets, latas de tinta, manilha, parte de uma grande tubulação e até capacete nas águas. Imagens no local também mostram uma grande quantidade de galhos de árvore, parando todo tipo de lixo que é jogado no rio.

Especialistas explicam que a limpeza dos rios é essencial para proteger o meio ambiente, a saúde humana e a economia, bem como para manter a biodiversidade e os ecossistemas aquáticos saudáveis. A gestão adequada dos recursos hídricos e a redução da poluição são medidas críticas para garantir que os rios continuem a desempenhar seu papel vital para a sociedade e no equilíbrio dos ecossistemas.

O Rio Paranaíba, juntamente ao Rio Grande, é um dos formadores do Rio Paraná. Sua nascente está situada na Serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba/MG, e possui altitude de cerca de 1.100 m. Ele percorre aproximadamente 100 km até alcançar o perímetro urbano de Patos de Minas/MG. Muitos patenses sonham em ver o rio plenamente livre de esgoto e sujeira, totalmente despoluído.

Últimas Notícias

Carros batem lateralmente na MGC 354 e ambos relatam que o outro invadiu a contramão

Veja mais

Esquadrilha da Fumaça arranca aplausos e emociona multidão em Patos de Minas

Veja mais

Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas

Veja mais

Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas

Veja mais

Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote

Veja mais

Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande

Veja mais