Imagens aéreas mostram avanço do Rio Paranaíba, que chega a 9,33m mesmo após estiagem

Nesta manhã, a medição feita pelo Corpo de Bombeiros mostra a marca de 9,33m acima do normal, seis centímetros acima do registrado no final da tarde de ontem.

As chuvas deram uma trégua nas últimas horas, mas as águas do Rio Paranaíba seguem avançando. Nesta manhã, a medição feita pelo Corpo de Bombeiros mostra a marca de 9,33m acima do normal, seis centímetros acima do registrado no final da tarde de ontem. Imagens aéreas feitas por Elton Lopes e cedidas ao Patos Hoje mostram de cima a situação de momento.

Pelo alto é possível ver que o Rio Paranaíba transbordou em diferentes regiões da cidade. Muitas áreas de pastagem estão debaixo d’água. Nos fundos do bairro Copacabana, a elevatória da Copasa, que bombeia o esgoto para a estação de tratamento, já está sendo inundada. Isso indica que as máquinas serão paralisadas e que o esgoto será jogado no rio.

Com a cheia, o Rio Paranaíba faz represar o Córrego do Monjolo e provoca inundações de casas nos bairros Vila Rosa e Jardim Paulistano. Algumas famílias já foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes. A orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco de alagamento façam monitoramento constante da situação.

A Prefeitura também está cadastrando voluntários para auxiliar as famílias que desejarem se mudar. (Veja como se cadastrar). Os moradores estão sendo convencidos a não esperarem a água chegar em suas casas. No ano passado, muitas famílias tiveram que se mudar no meio da noite, com água na cintura, o que fez aumentar as perdas.

A partir dessa terça-feira (10), a Prefeitura dá início ao funcionamento do Centro de Assistência Social às Vítimas da Enchente- CASVE. As famílias que necessitarem de atendimento, orientações, acolhimento e outros serviços podem entrar em contato pelo telefone 3822- 9740, das 8h às 17h.


Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais