IMA se prepara para auditar e certificar propriedades de café

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se prepara para auditar e certificar propriedades de café nos próximos meses.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se prepara para auditar e certificar propriedades de café nos próximos meses. As atividades vão completar uma etapa do Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e gerenciado pelo IMA.

O Instituto conta com a parceria da Emater nesse trabalho, que está promovendo treinamento de 25 técnicos do IMA e 25 da Emater.

A Certificação

A inscrição no Programa de Certificação, a assistência técnica e as orientações para adequação das propriedades são feitas, gratuitamente, pela Emater. Na fase de adequação, o produtor recebe orientação e executa trabalhos para que a propriedade atenda à legislação trabalhista, ambiental e de boas práticas de produção. Quando inicia o processo de certificação, o agricultor recebe o Caderno de Anotações, onde registra todas as atividades ligadas à produção, desde os insumos, o processo de colheita e pós-colheita até os investimentos realizados.

Feitas as modificações o IMA faz uma auditoria nas propriedades aptas à certificação. Se aprovado o produtor será auditado pela IMO Control do Brasil, que concederá a certificação às propriedades candidatas ao selo.
A certificação traz algumas vantagens ao produtor de café e ao consumidor: garantia de procedência do produto por aprovar que o café está livre de contaminação física, química e biológica; rastreabilidade, que permite ao consumidor ter informações sobre o café desde o plantio até o consumo; boas práticas de produção; o uso correto do solo e da água e a reutilização dos resíduos e a destinação de 20% da propriedade à preservação ambiental (implantação da Reserva Legal).

Atualmente há cerca de 380 propriedades habilitadas à certificação, outras 360 estão sendo preparadas ao longo deste e do próximo ano. O cadastramento das propriedades habilitadas será concluído em setembro, momento em que iniciarão as auditorias de conformidade do IMA e de certificação do IMO Control do Brasil.

A certificação de propriedades é uma das metas previstas no Projeto Estruturador do Governo de Minas, Certifica Minas, gerenciado pelo IMA. Para este ano serão destinados cerca de R$ 329 mil em recursos para a certificação de café. No ano passado foram mais de R$ 520 mil. O planejamento do Certifica Minas prevê que até 2011, 1.500 propriedades de café sejam certificadas.

Últimas Notícias

Motociclista morre após atingir meio fio e bater a cabeça violentamente no chão em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em carro que avançou parada na avenida JK

Veja mais

Batida entre carro e carreta mata quatro pessoas da mesma família e deixa criança ferida na BR040

Veja mais

Dono de casa noturna é preso com mais de 100 papelotes de cocaína na BR 352

Veja mais

Condutora perde o controle da direção ao voltar de show e capota veículo em plena Major Gote

Veja mais

Motorista perde o controle de carro, invade empresa e vai parar tombado em barranco, em Patos de Minas

Veja mais