IMA identifica “Cancro Cítrico” e proíbe a venda de mudas de cítricos nos viveiros da cidade

Nos locais onde a doença bacteriana já foi confirmada o impedimento vale pelo prazo de 180 dias.

Os viveiros de mudas de Patos de Minas estão proibidos de vender mudas de plantas cítricas. A decisão é do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – que identificou a presença de “Cancro Cítrico” em mudas que eram vendidas na cidade. Nos locais onde a doença bacteriana já foi confirmada o impedimento vale pelo prazo de 180 dias.

O Cancro Cítrico é uma doença bacteriana altamente prejudicial às plantas cítricas. Ele ataca todas as variedades e espécies de citros e é, atualmente, uma das mais graves doenças da citricultura brasileira. Não há medidas de controle capazes de eliminar completamente o Cancro Cítrico e as plantas contaminadas devem ser eliminadas.

O IMA identificou a doença no final do ano passado em Patos de Minas. Amostras foram encaminhadas para análise no Ministério da Agricultura e o resultado foi positivo. Segundo o engenheiro agrônomo e fiscal do IMA de Patos de Minas, Guilherme Mota de Azevedo, as mudas contaminadas já foram eliminadas.

Guilherme explicou que outras quatro amostras foram colhidas e encaminhadas para o Ministério da Agricultura para análise e está aguardando resultado. Essas mudas não apresentavam sintomas, mas o IMA decidiu fazer a coleta, uma vez que a doença já está presente na cidade. Por precaução, o IMA também suspendeu a venda de mudas de citros em todas os viveiros de mudas da cidade.

O Cancro Cítrico foi diagnosticado primeiramente nas cidades de Dona Euzébia e Astolfo Dutra, que são fornecedores de mudas para os viveiros de Patos de Minas. Por isso, existe a suspeita de que mudas contaminadas tenham sido vendidas para agricultores e sitiantes do município. O IMA deverá fazer uma investigação também nas propriedades rurais.

O Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo, responsável por mais de 30% do volume da fruta consumida no planeta. O país também é referência no cultivo de limão e tangerina. Por isso a preocupação das autoridades sanitárias com a presença do Cancro Cítrico.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais