IMA identifica “Cancro Cítrico” e proíbe a venda de mudas de cítricos nos viveiros da cidade

Nos locais onde a doença bacteriana já foi confirmada o impedimento vale pelo prazo de 180 dias.

Os viveiros de mudas de Patos de Minas estão proibidos de vender mudas de plantas cítricas. A decisão é do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – que identificou a presença de “Cancro Cítrico” em mudas que eram vendidas na cidade. Nos locais onde a doença bacteriana já foi confirmada o impedimento vale pelo prazo de 180 dias.

O Cancro Cítrico é uma doença bacteriana altamente prejudicial às plantas cítricas. Ele ataca todas as variedades e espécies de citros e é, atualmente, uma das mais graves doenças da citricultura brasileira. Não há medidas de controle capazes de eliminar completamente o Cancro Cítrico e as plantas contaminadas devem ser eliminadas.

O IMA identificou a doença no final do ano passado em Patos de Minas. Amostras foram encaminhadas para análise no Ministério da Agricultura e o resultado foi positivo. Segundo o engenheiro agrônomo e fiscal do IMA de Patos de Minas, Guilherme Mota de Azevedo, as mudas contaminadas já foram eliminadas.

Guilherme explicou que outras quatro amostras foram colhidas e encaminhadas para o Ministério da Agricultura para análise e está aguardando resultado. Essas mudas não apresentavam sintomas, mas o IMA decidiu fazer a coleta, uma vez que a doença já está presente na cidade. Por precaução, o IMA também suspendeu a venda de mudas de citros em todas os viveiros de mudas da cidade.

O Cancro Cítrico foi diagnosticado primeiramente nas cidades de Dona Euzébia e Astolfo Dutra, que são fornecedores de mudas para os viveiros de Patos de Minas. Por isso, existe a suspeita de que mudas contaminadas tenham sido vendidas para agricultores e sitiantes do município. O IMA deverá fazer uma investigação também nas propriedades rurais.

O Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo, responsável por mais de 30% do volume da fruta consumida no planeta. O país também é referência no cultivo de limão e tangerina. Por isso a preocupação das autoridades sanitárias com a presença do Cancro Cítrico.

Últimas Notícias

Jogos da Taça Minas de Voleibol movimentam a cidade; Mamoré estará nas finais neste domingo

Veja mais

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Falcão anuncia mais recursos para a saúde, fala sobre obras em andamento e a construção de sua candidatura

Veja mais

Comerciante é notificado por cones colocados pela Copasa; Prefeitura reconheceu o erro

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais