Igreja católica começa a reconstruir escadaria da Catedral de Santo Antônio

A escadaria dos fundos da Catedral de Santo Antônio foi retirada no início deste ano.


A obra já foi iniciada e segue a todo vapor.

Fim da polêmica! A escadaria da Catedral de Santo Antônio vai ser reconstruída. Um novo projeto foi  elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Patos de Minas e pelo Ministério Público. A obra já foi iniciada e segue a todo vapor devendo ser concluída em algumas semanas.

A escadaria dos fundos da Catedral de Santo Antônio foi retirada no início deste ano. A decisão causou polêmica já que a Igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico do Município de Patos de Minas e uma intervenção, por menor que fosse,  dependeria de aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio. O caso foi parar no Ministério Público.

As escadarias da Catedral fazem parte da história do município de Patos de Minas e da rixa política entre duas famílias. De acordo com historiadores, na época da construção da igreja, o arquiteto que elaborou o projeto foi obrigado a fazer uma escada na frente e outra nos fundos para que os integrantes das famílias Borges e Maciel não se encontrassem durante as missas.

Diante de tanta repercussão com a retirada da escadaria, a Igreja Católica apresentou projeto para a construção de uma nova escada. De acordo com o historiador Geenes Alves, a intenção é construir uma escadaria mais moderna, sem a intenção de reproduzir a que existia no local. Segundo ele, uma restauração não foi possível e imitações não são recomendáveis nesses casos.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Mãe é presa por invadir casa e “furtar” criança do pai em Coromandel; entenda

Veja mais

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso por furto de celulares em Patos de Minas

Veja mais

Obra da Copasa causa inúmeros transtornos e moradores cobram providências

Veja mais

Operação da Polícia Civil contra a pirataria digital apreende milhares de peças de TV Box em Araxá

Veja mais

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após pagar R$300,00 e um porco em moto que havia acabado de ser furtada no Centro

Veja mais