IFTM abre inscrições de Processo Seletivo para os cursos de Logística, Mineração e Eletrotécnica

O IFTM é uma escola federal e os cursos são totalmente gratuitos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM - Campus Patos de Minas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM –  está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2016/1 para os cursos técnicos de nível médio em Logística (40 vagas) e Mineração (40 vagas), período noturno e cursos técnicos integrados ao ensino médio de Eletrotécnica (35 vagas) e Logística (35 vagas). O IFTM é uma escola federal e os cursos são totalmente gratuitos.

As inscrições iniciaram-se no dia 15 de outubro, e se encerrarão no dia 18 de novembro. É exigido que o candidato possua o Ensino Médio completo ou que esteja cursando ao menos o segundo ano do ensino médio, no caso dos cursos técnicos de nível médio (Logística e Mineração). Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (Eletrotécnica e Logística) é necessário que o candidato tenha concluído o nono ano do ensino fundamental.

A inscrição é no valor de R$30,00 (trinta reais), mas os candidatos carentes podem solicitar isenção até o dia 05/11/2015. Há um questionário a ser respondido no ato da inscrição, mas os documentos exigidos só serão entregues no ato da matrícula. O CPF e e-mail informados no ato da inscrição devem ser do candidato (mesmo no caso de alunos menores de idade).

Candidatos que possuam alguma necessidade especial devem enviar com antecedência o laudo médico por correio. Da mesma forma, candidatos que residam na zona rural devem informar isso no ato da inscrição e enviar documentação por e-mail.

Para os cursos técnicos de nível médio em Logística e Mineração, as aulas são no período noturno, das 19h às 22h30, de segunda a sexta-feira. A duração dos cursos é de 1 ano e meio para Logística, e de 2 anos para Mineração.

Para cursos técnicos integrados ao ensino médio de Eletrotécnica e Logística, as aulas são integrais, no período da manhã e da tarde, de 7h até as 17h30, de segunda a sexta-feira. Todos os cursos formam profissionais com uma certificação de nível técnico.

O Curso Técnico em Mineração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), visa formar profissionais-cidadãos com responsabilidade ambiental, social, política e econômica, proporcionando uma formação que contemple um perfil para saber fazer atividades de execução, operação, supervisão de atividades de pesquisa, extração e beneficiamento mineral, amostragem, perfuração, transporte, entre outras, e na prestação de serviços.

Os profissionais que realizam o curso de Eletrotécnica estão aptos a trabalhar em geração, transmissão e distribuição de energia em sistemas residenciais, comerciais e industriais.

Já aqueles formados em Logística recebem noções de Administração e Gestão, além de conhecimentos nas áreas logísticas de transporte, estocagem e armazenagem.

As inscrições estão sendo realizadas pela internet no endereço: www.iftm.edu.br/ingresso . O cartão de inscrição com o local da prova estará disponível a partir do dia quatro de dezembro (04/12/2015). O candidato deve acompanhar o processo pelo site. As provas vão acontecer no dia treze de dezembro (13/12/2015). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 98863-6642 ou pelo site www.iftm.edu.br/ingresso .

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

DB Agricultura e Pecuária reúne colaboradores e inicia as comemorações de 50 anos

Veja mais

Proprietário de imóvel que praticava sextorsão contra inquilina é alvo de operação da Polícia Civil

Veja mais

Vídeo mostra motorista batendo em moto estacionada; proprietária pede ajuda para identificá-lo

Veja mais

Consumidores têm direito a ressarcimento por equipamentos queimados por descargas elétricas

Veja mais

Temporal de ontem provocou alagamentos, queda de árvore e mobilizou bombeiros e Defesa Civil

Veja mais

Temporal causa alagamentos e transtornos em diferentes pontos de Patos de Minas; veja

Veja mais