Idoso comemora conquista da cadeira de rodas motorizada; veja como funciona a doação
Ele tirou as medidas para confecção do equipamento na última semana, durante passagem da Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina pelo CER II - Totó Veloso.
Morador do Bairro Alvorada, o senhor Paulo Roberto de Sousa, de 74 anos, está prestes a receber a sua cadeira de rodas motorizada. Ele tirou as medidas para confecção do equipamento na última semana, durante passagem da Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina pelo CER II - Totó Veloso.
Assim como ele, 186 pacientes de Patos de Minas e de outras 16 cidades passaram pelo processo de medição nos últimos dias. A partir desse trabalho, serão entregues até o fim do ano 153 cadeiras de banho, 99 cadeiras de rodas adaptadas e 67 cadeiras de rodas motorizadas.
Como funciona a doação desses equipamentos
Para receber um dos equipamentos (órtese, prótese, cadeiras ou outros), o usuário precisa primeiramente passar por uma unidade de saúde, de onde sai o encaminhamento médico para a Junta Reguladora na Secretaria Municipal de Saúde. De lá, o pedido segue para o CER II Totó Veloso, que agenda uma avaliação multidisciplinar para o paciente.
A partir do resultado da avaliação com profissionais do Centro Especializado em Reabilitação, é feita a prescrição e o pedido da órtese, da prótese ou do meio auxiliar de locomoção (OPM) que for indicado. Atualmente a oficina itinerante de Diamantina é que fornece as OPMs.
Para custear as OPMs, a prefeitura remanejou para o CER de Diamantina recursos advindos do Governo estadual. Já para manutenção do CER de maneira geral, há investimento do Ministério da Saúde.
E atenção moradores da região! O CER II, que funciona no prédio ao lado da UPA, no bairro Jardim Peluzzo, é referência para os 21 municípios da Macrorregião Noroeste.