Ibope detecta um caso positivo de Covid-19 dentre 250 testados em Patos de Minas

Mais 500 testes serão aplicados em outras duas fases do estudo, que acontece em 133 municípios brasileiros

Um caso positivo foi detectado na cidade

Um resultado positivo e 249 negativos foi o saldo da primeira fase de testes rápidos para detecção de Covid-19 aplicados em Patos de Minas pelo Ibope Inteligência. A ação faz parte de um estudo nacional para mapear a incidência do novo coronavírus no Brasil. A pesquisa, que consiste também na aplicação de um questionário em cada residência visitada, é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas e financiada pelo Ministério da Saúde. Os dados desta etapa inicial foram coletados nos dias 14 e 15 deste mês.

Outras duas datas do levantamento estão agendadas: a segunda para 24 de maio e a terceira para 4 de junho. Em cada fase serão aplicados 250 testes rápidos, totalizando, portanto, 750 testagens. Essa quantidade corresponde a 0,48% da população do município, estimada em 157 mil habitantes. "Essa pesquisa é uma importante ferramenta para estimar o percentual de patenses infectados com o SARS-CoV-2, determinar o percentual de assintomáticos, avaliar os sintomas mais frequentes e analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados", explica a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

Segundo a diretora, as informações coletadas também "permitirão cálculos precisos da letalidade da doença, estimativa de recursos hospitalares e possibilitarão um desenho de estratégias de abrandamento das medidas de isolamento social.” As flexibilizações de atividades no município têm sido discutidas e deliberadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, levando em consideração o Programa Minas Consciente, do Governo estadual.

A macrorregião Noroeste, a qual Patos de Minas pertence, está incluída na onda branca do Plano Minas Consciente. Isso quer dizer que, até o momento, a região apresenta taxas controladas de Covid-19 e, por isso, pode manter os protocolos mais flexíveis. Isso, no entanto, não exclui a necessidade de a população seguir as medidas de segurança contra o vírus. Pelo informe epidemiológico publicado neste sábado (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Patos de Minas está com 20 casos confirmados da doença: 18 recuperados, um em acompanhamento e um óbito.

Morte suspeita - Na tarde de sexta-feira (15), foi noticiada uma morte suspeita por coronavírus na cidade. Tratava-se do servidor municipal Maurílio Gerônimo Braga, de 53 anos. A suspeita, contudo, foi descartada pelo exame de PCR realizado no campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa. O resultado foi liberado na tarde de hoje.

As informações do morador que testou positivo na coleta de dados feita pelo Ibope foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde, que agora faz o acompanhamento do caso.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Ciclista morre em grave acidente com caminhão no chamado Trevo da Escola Agrícola

Veja mais

Garis que trabalham na coleta de lixo fazem dancinha e desejam feliz natal

Veja mais

Transforme Seu Sorriso com a OrthoDontic: A Melhor Ortodontia para Você

Veja mais

Depois de amanhecerem de torneiras vazias, moradores recebem água escura em Patos de Minas

Veja mais

Após perseguição alucinante, PM recupera motocicleta furtada e prende condutor, em Patos de Minas

Veja mais

Voluntárias preparam café da manhã especial e levam alegria para pacientes oncológicos da Santa Casa

Veja mais