Hospital Regional emite alerta de superlotação e pede transferência de pacientes
Ela pede esforços dos gestores e sugere inclusive a compra de leitos privados.
A situação do Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas voltou a ser de superlotação. A unidade publicou um ofício circular nesta sexta-feira (13) informando que é preciso transferir com urgência pacientes. Três pacientes aguardam na sala de emergência. Ela pede esforços dos gestores e sugere inclusive a compra de leitos privados.
De acordo com o Ofício Circular, foi acionado o Nível 3 do Plano de Capacidade Plena do Hospital Regional, contando com 3 pacientes cadastrados no SUS Fácil na Sala de Emergência, todos de neurocirurgia. O documento pede a colaboração de todos os gestores envolvidos na Central de Regulação de Leitos da Macrorregião Noroeste para que envidem esforços para a transferência em caráter de urgência para unidades que disponham do serviço.
O documento também pede que os gestores procedam com as tratativas necessárias para a compra de leitos privados. O ofício destaca que a permanência dos pacientes na Sala de Emergência impacta negativamente na assistência prestada pela Unidade.
O Patos Hoje entrou em contato com a FHEMIG e recebeu o seguinte posicionamento a respeito da situação: “O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) esclarece que a comunicação às autoridades locais de saúde do acionamento do nível 3 do plano do Plano de Capacidade Plena faz parte do fluxo determinado pelo próprio documento, que estabelece uma série de ações a serem adotadas com o objetivo de fazer as adequações assistenciais necessárias. E informou que não há nenhum tipo de desassistência aos pacientes.”