Hospital HNSF se veste de rosa em campanha contra câncer de mama

Pelo segundo ano consecutivo, o hospital veste-se de rosa em alerta à população.

Quem passa pela Rua Padre Caldeira à noite, tem a atenção voltada para a iluminação especial do HNSF.

Quem passa pela Rua Padre Caldeira à noite, tem a atenção voltada para a iluminação especial do HNSF. Pelo segundo ano consecutivo, o hospital veste-se de rosa em alerta à população, especialmente para as mulheres,  para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem ganhando proporções. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura. Algumas precauções podem ser tomadas, como o autoexame, mas as formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. Assim, a taxa de mortalidade poderia ser diminuída se a população se conscientizasse da necessidade de um diagnóstico precoce. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados com adoção de hábitos saudáveis.

É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer. Por isso, é de extrema importância que visitas regulares ao médico de sua confiança sejam feitas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HNSF

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais