Hospital em Patos de Minas promove conscientização sobre a importância da amamentação

Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas.

O leite materno é um alimento completo e ideal para os bebês. ( Foto: Patrícia Lara )

É do conhecimento de todos que o leite materno é o melhor e mais rico alimento que a criança, até os seis meses de vida pode se alimentar, porém é necessário que seja feito sempre o reforço das informações quanto aos benefícios que esse valioso alimento proporciona para mães e bebês. Baseado nisso, recentemente foi instituído pelo Ministério da Saúde, uma campanha nacional que faz de agosto, o Mês do Aleitamento Materno, conhecido como "Agosto Dourado”.

Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas. No Brasil, esse número é um pouco melhor, chegando a 41%. A OMS fixou uma meta global a ser atingida até 2025, onde pelo menos 50% dos bebês recebam o aleitamento materno até o sexto mês de vida.

Segundo Dra Lúcia Elisa Bacagini Guedes, diretora e pediatra do Hospital Imaculada Conceição, o Imaculada conta com uma equipe especializada, inclusive com enfermeira obstetra e incentiva cotidianamente a amamentação, desde a primeira hora de vida e também nos atendimentos médicos, no acompanhamento da primeira semana de vida da criança e em outras atividades de rotina dos serviços de atendimento.

Além das mães, os pais, os responsáveis e demais familiares serão conscientizados quanto a importância da amamentação pelo menos nos primeiros seis meses de vida do bebê. É comprovado cientificamente que a criança que é bem tratada na primeira infância contribui para a melhoria da sociedade como um todo, isso porque tende a se tornar um adulto melhor desenvolvido, física e psicologicamente, a ter um grau de escolaridade melhor, entre outros fatores que contribuem com a coletividade. Além disso, a amamentação promove uma grande interação entre a mãe e o filho, auxiliando no desenvolvimento sensório motor oral, junto à musculatura da boca e face.

O leite materno é um alimento completo e ideal para os bebês, contendo nutrientes em quantidades adequadas, é de fácil digestão, fornecendo também água para a hidratação. Pode  ainda reduzir riscos de problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.

Segundo a agência de notícias da ONU, se todos os bebês fossem amamentados nos seus dois primeiros anos, seria possível salvar a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos no mundo, todos os anos.

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais