Hospital de Clínicas da UFU é o primeiro a oferecer Polissonografia pelo SUS em Minas

A proposta na época era auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas pulmonares entre os pacientes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).

Você dorme bem à noite? Se sua resposta foi “não”, você faz parte dos cerca de 30% da população brasileira que não têm um sono de qualidade durante a noite. Diversos fatores podem causar este problema, mas muitos deles estão relacionados à forma como respiramos. Esta foi uma das razões que levou os membros da equipe do médico pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Thulio Marquez, a pensarem na criação de um laboratório que fizesse a análise do sono. A proposta na época era auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas pulmonares entre os pacientes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).

Em 2015, foram dados os primeiros passos quando a gestão do hospital adquiriu o primeiro equipamento que daria início ao serviço de espirometria e prova de função pulmonar do HC-UFU. Com apoio da sociedade e empenho da equipe o espaço ganhou mais equipamentos, houve investimento em capacitação da equipe até que, nesta terça-feira (10), foi inaugurado o serviço de Polissonografia. Com o início das atividades, o HC-UFU passa a ser o primeiro hospital público a oferecer este exame pelo Sistema Único de Saúde no estado de Minas Gerais.

A Polissonografia é um exame que avalia a qualidade do sono por meio da análise das frequências cardíaca e respiratória. Geralmente o médico solicita o exame quando o paciente apresenta sonolência excessiva, queixa de roncos exagerados ou relata que não se sente descansado mesmo tendo dormido a noite toda. Para garantir que a análise seja a mais próxima possível da realidade, o exame é realizado durante a noite e o paciente deve dormir no hospital. Primeiro a pessoa recebe todas as orientações sobre o procedimento, é monitorizada com a aplicação de eletrodos e sensores e, quando o sono chega, o polissonógrafo registra todos os detalhes que o médico precisa para a avaliação da qualidade do sono e determinar as possíveis intervenções terapêuticas.

Durante a cerimônia de inauguração, o idealizador do novo serviço esteve presente e relembrou a história “Quando tivemos a ideia de implementar o serviço de polissonografia aqui, era uma ideia distante, mas tivemos muito apoio da gestão e da equipe. Ver o serviço funcionando é a realização de um desejo antigo”, contou Thulio Marquez.

A gerente de atenção à saúde do HC-UFU, Liliane Barbosa da Silva Passos, destaca a importância do serviço para a rede “Somos o único hospital público do estado a oferecer a polissonografia. Além de ser uma conquista para o hospital, é mais um serviço que passamos a oferecer para a população dos municípios da nossa região”, disse.

O superintendente do HC-UFU/Ebserh, Luciano Martins da Silva, destacou que esta inauguração é uma realização para todos os envolvidos ao longo dos anos “Hoje vemos aqui o resultado do empenho de profissionais que trabalham em prol do nosso serviço público de qualidade”, disse.

Os exames de polissonografia já estão sendo realizados e tanto o laudo quanto os resultados ficam disponíveis online para os médicos solicitantes.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais