Hospitais já sentem escassez de medicamentos e insumos e cirurgias eletivas terão que ser adiadas

O problema é considerado grave.

Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais- FHEMIG- encaminhou um documento para o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas ordenando que as cirurgias eletivas continuem suspensas. A intenção é manter o estoque de insumos necessários para os casos de urgência e emergência, já que há risco de desabastecimento. O problema é considerado grave.

De acordo com as informações obtidas pelo Patos Hoje, o grave problema abrange não só a região, mas todo o país. Há escassez de medicamentos e sedativos para a terapia intensiva e bloco cirúrgico e alguns outros medicamentos para relaxamento muscular. O momento seria de total gestão de estoque para garantir os serviços já implementados.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais está ciente da situação e estaria em busca de solução. A falta de insumos também já repercute na rede privada. Assim, os serviços ambulatoriais e cirúrgicos de caráter eletivo devem permanecer suspensos até que novas diretrizes sejam publicadas pela Diretora Assistencial.

Segundo o documento, a Secretaria Estadual de Saúde possui estudos de que o pico da Covid-19 em Minas Gerais será no dia 15 de julho e há risco de faltar outros insumos. O documento determina também um controle rigoroso e centralizado na utilização de fármacos nos procedimentos de ventilação mecânica e manutenção da sedação dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva.

Ocupação de leitos de UTI Covid-19

Outra preocupação é o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 na região. O Hospital Regional, o único com leitos de UTI credenciados para atender moradores de 33 municípios da região, está com a capacidade esgotada. Existem outros leitos na cidade para serem credenciados, mas faltam os respiradores.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais