Horário de verão chega ao fim e moradores terão uma hora a mais de folga

O objetivo da medida, adotada todos os anos, é diminuir o consumo de energia nos horários de pico.

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora à 0h deste domingo (17), quando termina o horário de verão. O objetivo da medida, adotada todos os anos, é diminuir o consumo de energia nos horários de pico, aumentando a segurança do sistema.

A expectativa da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) era economizar R$ 282 milhões, um valor 56% maior que os R$ 180 milhões economizados no ano passado.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

A mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Com o término, a população vai ganhar uma hora a mais de folga. Com o fim do horário de verão que não é unânime no país, assim que chegar à meia noite de domingo (17), as pessoas devem voltar o ponteiro do relógio para as 23h00 de sábado (16).

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80

Veja mais

Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas

Veja mais