Homem que tentou matar o irmão duas vezes volta a ser condenado em Patos de Minas

Valmir, de forma bem parecida, já havia sido condenado a mais de 14 anos de prisão por outra tentativa de homicídio contra o próprio familiar.

O Tribunal do Júri reuniu-se nesta quinta-feira (11) para julgar novamente Valmir Francisco de Oliveira por tentar matar o irmão, José Maria de Oliveira, no dia 27 de maio de 2023. Ele foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão por este crime. Valmir, de forma bem parecida, já havia sido condenado a mais de 14 anos de prisão por outra tentativa de homicídio contra o próprio familiar.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Valmir tentou matar José Maria por motivo considerado “fútil”, decorrente de desavenças familiares. O ataque ocorreu por volta das 17h30 do dia 27 de maio de 2023, na Rua Arthur Donâncio, no Residencial Sorriso. Valmir, que dirigia um Fiat Pálio, teria colidido propositalmente contra a motocicleta Honda NXR 150 conduzida pela vítima. Após a batida, José Maria caiu e Valmir desceu do carro e passou a desferir golpes de faca contra o irmão.

Segundo o relato, a vítima conseguiu se defender e conter o agressor até a chegada de populares, impedindo que o crime fosse consumado. José Maria sofreu diversos ferimentos. O MPMG denunciou Valmir com base no artigo 121, §2º, inciso II (homicídio tentado por motivo fútil), combinado com o artigo 14, inciso II (tentativa), do Código Penal.

Valmir responde em liberdade ao novo processo, mas cumpre pena pela condenação anterior relacionada ao ataque de fevereiro de 2024. A repetição dos ataques contra o mesmo irmão acende um alerta sobre a dinâmica de violência familiar e a eficácia das medidas de proteção e acompanhamento judicial.

Com a condenação anterior, as penas de Valmir pelas duas tentativas de homicídio contra o irmão somam 23 anos e 6 meses. Ele deve continuar preso.

Últimas Notícias

Chibiu Motos encaminha nota de esclarecimento após ser acusada de calote em Patos de Minas

Veja mais

MPT recomenda que empresa de estética de Patos de Minas elimine exigência "de não ser esquerdista" em anúncio de vaga

Veja mais

TST condena UFU e empresa terceirizada por exigir barba e cabelo aparados de vigilantes

Veja mais

Colégio Roma abre Processo Seletivo de Bolsas de Estudo para 5º, 6º e 7º Ano – 2026

Veja mais

Temporal causa destruição na zona rural de Patos de Minas e família precisa de ajuda para reconstruir

Veja mais

Irmãos tentam esconder drogas em vaso sanitário mas acabam presos em Patos de Minas

Veja mais