Homem do Balaio é retirado da Praça da Getúlio Vargas para ser restaurado

O monumento do Homem do Balaio simboliza a figura do homem do campo patense.


O monumento do Homem do Balaio foi retirado da praça da Avenida Getúlio Vargas pela Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com os responsáveis, ele será restaurado mais uma vez. O Secretário de Cultura informou que alternativas ainda estão sendo discutidas sobre como se dará seu retorno à Praça.

O monumento do Homem do Balaio simboliza a figura do homem do campo patense. Vândalos já haviam quebrado a mão dele e essa semana o braço foi deixado apenas com vigas de ferro à mostra. Em razão disso, a prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, decidiu fazer a retirada do monumento do local. Desde a sua inauguração, no início da década de 60, o monumento sempre esteve na praça da Avenida Getúlio Vargas. De acordo com o secretário de Cultura, Ivan Rosa, as alternativas ainda estão sendo estudadas.

Ele disse que reuniões foram realizadas com o conselho do patrimônio histórico para decidir a melhor forma de preservar a imagem do Homem do Balaio. Ivan ressaltou que neste primeiro momento, a estátua seguirá para o Museu de Patos de Minas. “Nós vamos fazer a restauração, mas, por se tratar de um monumento tombado, há uma série de burocracias como licitação e a restauração só pode ser feita por um especialista”, disse Ivan.

A historiadora Marialda Cury disse que é uma situação extremamente triste para os apreciadores de arte. Segundo ela, o Homem do Balaio é um símbolo histórico e, as pessoas deveriam ter mais respeito. “É muito triste essa situação, quando eu vi o braço daquele jeito eu chorei”, disse ela. O Homem do Balaio foi inaugurado durante as comemorações da 3ª Festa Nacional do Milho. Ele foi construído por artistas espanhóis que estavam em Patos de Minas fazendo as esculturas da Igreja dos Capuchinhos.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais