Homem ameaça gari com facão e resiste violentamente à prisão em Patos de Minas

O acusado resistiu violentamente à algemação, sendo necessário o uso diferenciado da força, com técnicas de imobilização.

Um homem de 39 anos, em situação de rua, foi preso em flagrante nessa segunda-feira (09) após ameaçar de morte um gari na Orla da Lagoa Grande, em Patos de Minas, e oferecer intensa resistência à prisão, culminando em lesões leves e necessidade de uso de força policial para ser contido.

De acordo com informações da Polícia Militar, a caso começou por volta das 13h30, quando a PM foi acionada via 190 para atender a denúncias de um homem portando um facão e ameaçando transeuntes na região da orla. No local, testemunhas confirmaram os fatos, descrevendo o suspeito como um homem vestindo roupas camufladas e em visível estado de alteração, possivelmente sob efeito de álcool ou drogas.

A primeira vítima identificada foi o gari de 66 anos. Ele relatou aos policiais que trabalhava na limpeza da orla quando viu o indivíduo tentando cortar uma árvore com um facão. Ao repreendê-lo, o acusado teria passado a ameaçá-lo de morte, investindo em sua direção com a arma branca e obrigando o idoso a correr para salvar sua própria vida.

Durante o rastreamento, os policiais localizaram o homem na Rua do Acre. Ao ser abordado e receber ordem clara para posição de busca, o homem deliberadamente desobedeceu. Em vez disso, demonstrando agressividade, passou a destruir violentamente as gavetas de um armário que carregava, arremessando-as ao chão e proferindo ofensas contra a equipe policial. Ele afirmou que a polícia "deveria procurar ladrão" e, em seguida, dirigiu insultos específicos a um dos policiais, chamando-o de "vagabundo".

Diante do crime de desacato e da resistência passiva que evoluiu para ativa, os policiais deram voz de prisão. O acusado resistiu violentamente à algemação, sendo necessário o uso diferenciado da força, com técnicas de imobilização. Durante a ação, ele sofreu uma escoriação no rosto. Após ser contido, foram localizadas com ele duas facas: uma de serra (de cozinha, com cabo azul) e outra de fio liso, sem cabo.

Conduzido à Santa Casa de Misericórdia para avaliação das lesões, ele passou a chutar violentamente o compartimento de segurança (cofre) da viatura durante o trajeto. No hospital, recusou-se de forma agressiva a receber atendimento médico, fato presenciado por duas enfermeiras que testemunharam a ocorrência.

Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante pelos crimes de ameaça e resistência, sendo informado de seus direitos constitucionais e encaminhado à delegacia.

O episódio ilustra uma intervenção policial complexa, que começou com uma grave ameaça à população, evoluiu para vandalismo e desacato à autoridade, e exigiu o uso progressivo e legal da força para conter um indivíduo agressivo e portador de armas brancas, resultando inclusive em um Auto de Resistência detalhando as etapas da contenção.

Últimas Notícias

Contrato de gaveta tem eficácia jurídica? Doutor Brian explica

Veja mais

Homem arromba janela, descumpre medida protetiva e tenta esganar ex-namorada no Jardim Quebec

Veja mais

Homem é agredido a golpes de enxada e alavanca de ferro em Patos de Minas; autores fugiram

Veja mais

Vereadores voltam atrás e Presidente da Câmara arquiva pedido de CPI da Saúde

Veja mais

Prefeita Sandra mantém passagem de ônibus em R$ 3,00 e amplia subsídio para custear transporte coletivo

Veja mais

Vídeo mostra adolescente sendo atropelado por bicicleta elétrica e morador faz alerta em Patos de Minas

Veja mais