GRS/Patos de Minas treina profissionais para novas regras da Vigilância Sanitária

O treinamento foi dirigido aos profissionais das equipes de Vigilância Sanitária que pertencem a jurisdição da GRS/Patos de Minas.

O treinamento aconteceu neste dia 23 e foi dirigido aos profissionais das equipes de Vigilância Sanitária que pertencem as vinte cidades sob a jurisdição da GRS/Patos de Minas para apresentar as normas da Vigilância Sanitária a fim de esclarecer os serviços de assistência odontológica, contidas na recente Resolução SES/MG nº 1559/2008, e concomitantemente treiná-los para realizarem inspeções em consultórios odontológicos e em clínicas de fisioterapia.
Este encontro faz parte do Planejamento Anual da VISA, no qual se foca a educação permanente por meio de uma série de treinamentos realizados mensalmente.
Os temas abordados no dia de hoje fazem parte do trabalho cotidiano destes profissionais, pois o Alvará Sanitário é concedido aos estabelecimentos mediante inspeção da equipe de Vigilância Sanitária que observa diversos itens referentes à organização, uso correto dos equipamentos, instalações físicas adequadas, recursos humanos habilitados e capacitados para a realização dos processos, a fim de gerenciar os riscos à saúde da população.
Na abertura, Maria Teresa Xavier de Mendonça, coordenadora e autoridade sanitária da VISA - GRS/Patos de Minas destacou o seguinte ponto: “Por mais pequeno que seja o consultório ou a clínica, todos os municípios possuem estes dois tipos de estabelecimentos, sendo importante demonstrar permanentemente aos profissionais dentistas e fisioterapeutas a importância das avaliações críticas acerca dos riscos, tanto para a segurança deles quanto para os pacientes”.
Antônio Eustáquio Maia, diretor da GRS/Patos de Minas disse: “Mesmo que tenhamos uma tecnologia avançada, é necessário que haja intervenções para garantir a melhoria da qualidade dos serviços, que é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Saúde”.
O curso possibilitou a interação dos participantes, esclarecendo as dúvidas e levantando assuntos de interesse geral, pertinentes à realidade de cada município, conforme ratificado pela participante Maria José Braz, da Vigilância de Saúde do município de Patos de Minas: “O treinamento é importante para as atividades que desempenhamos, pois capacita o fiscal, independente de ser ou não dentista ou fisioterapeuta. Para aprender as rotinas diárias do consultório ou da clínica, necessitamos de uma educação permanente para nos adequar à legislação, de acordo com realidade da região”.
Os técnicos da VISA de nossa GRS discorreram durante o treinamento sobre a documentação para licenciamento de consultórios odontológicos e clínicas de fisioterapia, projetos arquitetônicos, inspeção, biossegurança e esterilização.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais