Governo volta atrás e diz que fechamento do CEIP de Patos de Minas ainda não está definido

Em resposta aos questionamentos feitos pelo Patos Hoje, o órgão informou que ainda está em tratativas internas e com parceiros nesta questão.

A Secretária de Estado de Segurança Pública e Justiça – SEJUSP – informou que ainda não está totalmente decidida sobre o fechamento do Centro de Internação Provisória de Adolescentes Infratores – CEIP – de Patos de Minas. Em resposta aos questionamentos feitos pelo Patos Hoje, o órgão informou que ainda está em tratativas internas e com parceiros nesta questão.

A informação significa uma mudança de entendimento, segundo os servidores do CEIP de Patos de Minas. Segundo eles, no início desta semana, um superintendente da SEJUSP esteve na cidade e comunicou o fechamento do CEIP, inclusive estipulando prazo de 10 dias para que eles escolhessem outra unidade do Estado para trabalharem.

Além disso, a SEJUSP proibiu o Centro de Internação de Patos de Minas de receber adolescentes infratores. Aqueles que forem apreendidos em toda a região terão que ser encaminhados para outra unidade. A Secretaria informou que o número de adolescentes infratores caiu em todo o Estado e que as unidades existentes estão com apenas 50% das vagas ocupadas.

No caso do CEIP de Patos de Minas, segundo o órgão, além de estar com apenas três adolescentes internados, a estrutura não adequada. A SEJUSP informou que está avaliando o alto custo de manutenção da unidade em funcionamento, tem em vista que são mais de 30 funcionários. Veja a íntegra da nota enviada pela SEJUSP!

“O sistema socioeducativo estadual conta com 50% das suas vagas ociosas, sendo necessária a constante análise das unidades existentes para a entrega de uma gestão pública eficiente, tanto sob a ótica de prestação de serviços quanto sob a ótica orçamentária. Importante esclarecer que o Centro de Internação Provisória de Patos de Minas foi implementado em um contexto de demanda crítica por vagas – que não representa mais a realidade atual; hoje a unidade atende apenas três adolescentes. Além de a unidade possuir estrutura inadequada, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) avalia o elevado custo de manutenção do centro socioeducativo, que opera muito abaixo da sua capacidade.

Embora haja estudos sobre a viabilidade de transferência dos adolescentes atendidos para o Centro Socioeducativo de Araxá, que possui estrutura adequada para receber esses jovens, o tema ainda está sob tratativas administrativas internas pela Sejusp. No momento não há uma definição sobre o fechamento da unidade. A pasta ressalta que preza pelo diálogo constante com os parceiros na execução da medida socioeducativa”.

Últimas Notícias

Polícia Militar Rodoviária prende foragidos da justiça trafegando em rodovias de Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais