Governo do Estado propõe transformar Codemig em empresa pública

Projeto de lei torna 100% das ações sob controle do Estado

O governador Aécio Neves enviou, nesta quinta-feira (04/12), projeto de lei à Assembléia Legislativa pedindo autorização para adotar as medidas necessárias para a transformação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) em empresa pública. Atualmente, o Estado controla 98,5% das ações da empresa, enquanto os outros 1,5% pertencem a sócios privados.
A transformação em empresa pública será importante para que a Codemig possa se dedicar exclusivamente aos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado. Nos últimos anos, a empresa tem assumido um novo papel e atuado como uma agência de desenvolvimento para Minas Gerais.
Entre as principais ações da Codemig nos últimos anos, estão importantes projetos do Governo de Minas, como o Centro Administrativo, com investimentos de R$ 948 milhões, que abrigará toda a administração estadual, inclusive a sede de Governo. A construção Linha Verde - maior e mais extensa obra viária da capital mineira - e o ProAcesso, programa que está levando ligação asfáltica a 225 municípios mineiros, também tiveram participação da Codemig.
A mudança representará um marco na modernização da estrutura administrativa do Estado, revigorando a empresa. A Codemig não estará mais vinculada à legislação das sociedades anônimas e se tornará mais dinâmica.
O projeto de lei proposto prevê que a empresa só poderá ser, a partir de agora, sócia de empresas públicas, entidades da administração indireta do Estado, da União ou do Município, desde que mantida a maioria do capital social pelo Estado de Minas Gerais.
As atuais atribuições estatutárias da Codemig serão mantidas e o objetivo principal da empresa continua sendo a promoção do desenvolvimento econômico do Estado. O projeto de lei prevê que a empresa poderá responsabilizar-se da gestão patrimonial de bens imóveis do Estado, firmar contrato ou convênio de cooperação técnica e econômica, participar de empreendimento econômico em parceria com empresas estatais ou privadas, contratar parceria pública-privada e participar em empresa privada dos setores minero-siderúrgico e metalúrgico com a qual mantenha parceria mineral.

Histórico
Os sócios privados da Codemig foram herdados de outras empresas que foram se fundindo ao longo dos anos. A Codemig foi criada em 2003, a partir da alteração social da Comig e da incorporadora da Companhia de Distritos Industriais de Minas Gerais (CDI-MG) e da Empresa Mineira do Turismo (Turminas), além dos ativos da extinta Companhia de Desenvolvimento Urbano de Minas Gerais (Codeurb).
A empresa atualmente responde por um conjunto de projetos, obras, serviços e empreendimentos, com destaque para o setor de infra-estrutura. A mineração e o turismo, no entanto, são suas principais atividades.
Na área de mineração, a Codemig realiza investimentos em busca de oportunidades que viabilizem novos empreendimentos no Estado, em parceria com o setor privado. Sua atuação no segmento de turismo visa à melhoria da infra-estrutura nas estâncias hidrominerais, além de apoiar e desenvolver ações de valorização do turismo de negócios e eventos.
A empresa é responsável pelo Expominas, Grande Hotel de Araxá, Palace Hotel de Poços de Caldas, entre outros. A Codemig também coordena projetos em distritos industriais e responde pela gestão dos bens dominicais do patrimônio estadual.



Últimas Notícias

Homem vai embriagado até bar, entra em luta com funcionário e ambos vão parar na delegacia

Veja mais

Casal é preso por furtar treliça de construção e ser flagrado com drogas em Patos de Minas

Veja mais

Homem com tornozeleira eletrônica é preso logo após agredir e assaltar idosa em Patos de Minas

Veja mais

Ladrões cortam correntes e furtam todas as baterias de carretas estacionadas no bairro Guanabara

Veja mais

Fenômeno raro: cometa com longa cauda pode ser visto nos céus de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais