Governo do Estado alerta para riscos do uso de cerol e de linha chilena ao soltar pipa

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública começou nesta quarta-feira (21) a segunda edição da campanha on-line "A Vida por um Fio"

Com os ventos começando a ficar mais fortes a partir do mês de agosto, a prática de soltar pipa se torna ainda mais convidativa. Por isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) começou nesta quarta-feira (21) a segunda edição da campanha on-line "A Vida por um Fio". A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos do uso de cerol, incentivar a denúncia do comércio e fabricação ilegal desses materiais e elencar os cuidados necessários no momento da brincadeira.

A campanha, que teve sua primeira edição em julho de 2020, consiste na distribuição de vídeos e peças gráficas que abordam o quanto é arriscado empinar esses brinquedos perto de linhas elétricas ou no alto de telhados e lajes, em locais movimentados e, especialmente, se estiverem com linhas cortantes. Todas as peças divulgam e estimulam a denúncia do comércio de linha chilena e cerol, por meio do Disque Denúncia Unificado (DDU), o 181. A ligação é gratuita e de anonimato garantido. O serviço funciona nos 853 municípios do estado, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um balanço do DDU aponta 539 denúncias de comércio ilegal de linha chilena e cerol em Minas Gerais durante todo o ano de 2020. Em 2021, somente no primeiro semestre, já foram recebidas 426 denúncias - número que, com a campanha, deve crescer ainda mais. Em caso de flagrantes de alguém soltando pipa ou papagaio com linhas cortantes, a orientação é acionar o 190 ou a Guarda Municipal.

A lei estadual que veda a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares está em vigor desde dezembro de 2019. A multa para quem for flagrado vendendo linhas cortantes varia de R$ 3.590 a R$ 179 mil (para casos de reincidência). Já quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis legais serão notificados da autuação e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.

Por esse motivo, a campanha "A Vida por um Fio" alerta:

• Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.

• Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques.

• Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.

• Não empine pipa em cima de lajes e telhados.

• Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, linha chilena ou com cerol. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.

• Tenha cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode haver algum buraco ou tráfego de veículos.

• Tenha atenção especial com motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles mesmo sem cerol. Fique atento para que a linha não entre na frente deles.

• Se a pipa se enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus.

• Ao correr atrás das pipas, tenha muito cuidado com o trânsito.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Fórum Jurídico do Unipam chega a 18ª edição esta semana; inscrições estão abertas

Veja mais

URT sai na frente, mas cede empate ao Boa Esporte na estreia no Campeonato Mineiro do Módulo II

Veja mais

Ciclista que participava de competição em Patos de Minas morre em acidente com carro

Veja mais

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mamoré marca aos 53 minutos do segundo tempo e estreia com vitória fora de casa no Módulo II

Veja mais