Governo de Minas será disputado por 9 candidatos; campanha já começou

Campanha começa com incerteza sobre senador do PT e disputa no PSB

Imagem ilustrativa.

Seguindo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inicia-se oficialmente hoje a campanha eleitoral em todo o país. Após um período de pré-campanha conturbado em Minas Gerais, marcado por mudanças repentinas nas coligações, brigas internas, judicialização de candidatura e mistérios até os últimos minutos do prazo para registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o cenário da disputa no Estado já está praticamente desenhado. Na corrida pelo Palácio da Liberdade, são nove candidatos: Antonio Anastasia (PSDB), Fernando Pimentel (PT), Marcio Lacerda (PSB), Romeu Zema (Novo), João Batista Mares Guia (Rede), Dirlene Marques (PSOL), Jordano Carvalho (PSTU), Claudiney Dulim (Avante) e Alexandre Flach (PCO).

Na briga interna que atinge o PSB, a legenda fez dois registros. O primeiro foi feito pelo diretório estadual, confirmando a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda. O segundo foi feito pela cúpula nacional, que não reconhece a candidatura do socialista e segue o acordo nacional de se coligar com o PT nacionalmente.

Também nesta quinta-feira, o TSE deve julgar um mandado de segurança apresentado pela defesa de Marcio Lacerda com o objetivo de restaurar a antiga composição do diretório do partido em Minas. A dissolução da comissão provisória que administrava a sigla foi parte de uma decisão do presidente nacional, Carlos Siqueira (PSB) para dificultar a candidatura de Lacerda.

O último partido a registrar candidatura, já nas últimas horas do prazo, foi o PT. A novidade foi o registro da segunda vaga na chapa para senador. O nome colocado foi o de Jorge Luna (PT). Segundo interlocutores do partido, Luna foi registrado como um candidato “estepe”, até que a situação no PSB seja definida judicialmente.

A partir de hoje, os partidos também estão autorizados a fazer carreatas, a distribuir materiais gráficos e a fazer propaganda eleitoral pela internet. A propaganda em imprensa escrita também está liberada com delimitação de espaço e quantidade. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV terá início no dia 31 de agosto.

Fonte: O Tempo

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais