Governo de Minas quer assumir a BR365 e colocar pedágio entre Patos de Minas e Patrocínio, diz Falcão

Uma audiência pública deve acontecer nos próximos dias.


O Governo de Minas Gerais quer “estadualizar” mais um trecho da BR365, dessa vez entre Patrocínio e o trevo com a BR040. A informação foi divulgada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão, na manhã desta quinta-feira (09). Um estudo já teria sido feito e incluiria uma praça de pedágio, entre Patos de Minas e Patrocínio, cobrando R$9,00. Uma audiência pública deve acontecer nos próximos dias.

Segundo o prefeito, existe um projeto já concluído do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para duplicação da BR365, entre Patos de Minas e Patrocínio, sem praça de pedágio. Falcão disse que, junto com o deputado federal Zé Vitor, já havia conseguido que a obra fosse incluída no orçamento do Governo Federal, em 2023. Porém, o Governo do Estado não teria entregue as licenças ambientais a tempo, inviabilizando o projeto.

Falcão afirmou que o Governo de Minas ainda precisa concluir essas licenças, mas um novo impasse deve atrasar novamente a documentação. De acordo com o prefeito, o objetivo do Governo de Minas é “estadualizar” a BR365, de Patrocínio até o trevo com a BR040, assim como foi feito de Patrocínio a Uberlândia.

O prefeito disse que é contra a “estadualização” de mais esse trecho da rodovia, devido ao pedágio do trecho entre Patrocínio a Uberlândia ser “o mais caro de Minas Gerais”. “No início eles começaram a cobrar pedágio sem recapear e sem fazer melhoria”, disse. “Estadualizar” significa que o Governo de Minas passa a administrar a rodovia, no lugar do Governo Federal.

Segundo Falcão, o projeto do Governo do Estado é de duplicar alguns trechos entre Patrocínio e a BR040, com rotatórias alongadas, acostamento e atendimento 24h. Porém, esse investimento não “sairia de graça”, pois o objetivo do Governo de Minas, segundo Falcão, é de que haja pedágios. O estudo inicial já prevê uma praça de pedágio ente Patos de Minas e Patrocínio, com o valor a partir de $9,00.

Falcão afirmou que, provavelmente, Patos de Minas deve sediar uma audiência pública nos próximos dias para debater sobre a possível estadualização da BR365.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais