Governo anuncia Pix como forma de pagamento do IPVA e faz alerta contra golpes

O Governo também alertou contra golpes.

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta sexta-feira (24) que a partir da próxima terça-feira (28), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser pago via PIX, em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) implementou essa nova modalidade de pagamento, que irá ampliar o leque de opções disponíveis para os motoristas mineiros. O Governo também alertou contra golpes.

Quem tem conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs) poderá quitar o tributo acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da Secretaria de Fazenda. Vale lembrar que a escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA 2023 começa no dia 13/4.

De acordo com o Governo, além de facilitar a vida dos proprietários de veículos, a medida vai proporcionar uma redução de custos para o Estado, pois o valor repassado às instituições financeiras por pagamento via PIX é menor que as outras formas de pagamentos disponibilizadas pelos bancos e casas lotéricas.

"O PIX já é uma realidade em grande parte das transações comerciais hoje em dia e o Estado está se adequando e dando mais essa opção ao nosso contribuinte. Inicialmente, essa modalidade está disponível apenas para o IPVA, mas, em breve, pretendemos ampliar para outros impostos e taxas estaduais", afirma o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

Alerta contra golpes

Com mais essa forma de pagamento do IPVA, a Secretaria de Fazenda reforça o alerta contra os golpes aplicados pela internet, redes sociais e aplicativos de mensagens. Por isso, a orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos nos seus celulares ou e-mails. A única forma de gerar o QR Code é entrando no site da SEF/MG, que é www.fazenda.mg.gov.br, na área do IPVA, e escolher a opção "Emissão da Guia do IPVA".

Demais formas de pagamento

O IPVA pode ser pago em qualquer agência ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados - Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, SICOOB, Caixa Econômica Federal -, em todo o território nacional, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Os correntistas podem, ainda, utilizar o terminal bancário ou o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto. Para pagamento nas casas lotéricas é necessário levar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser emitido, exclusivamente, no site da Secretaria de Fazenda.

Últimas Notícias

IPVA 2026 poderá ser pago em até 12 vezes no cartão de crédito, mas a taxa de juros é da operadora

Veja mais

Master Fitness, Imperius e STS Fitness inauguram nova academia em Patos de Minas neste sábado

Veja mais

Unidade de saúde que leva nome de jovem médica que morreu em acidente é inaugurada em Patos de Minas

Veja mais

Cresol inaugura Sala de Negócios em Presidente Olegário/MG

Veja mais

Patos de Minas se une e amplia ações pela reforma do Amparo Maternal; veja como ajudar

Veja mais

Jovem vai até oficina onde o ex de sua mulher trabalha e acaba agredido no Centro de Patos de Minas

Veja mais