Governador Pimentel anuncia a criação dos Fóruns Regionais de Governo

Iniciativa irá fortalecer instâncias de diálogo com a sociedade para um melhor planejamento de políticas regionalizadas

O governador Fernando Pimentel anunciou, na noite dessa quinta-feira (7/5), ao participar do 32º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, a criação dos Fóruns Regionais de Governo. O anúncio marca a confirmação do compromisso de realizar um governo com participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A assinatura do decreto que irá oficializar a criação dos Fóruns está prevista para acontecer na próxima semana.

Pimentel, que participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é fundamental para garantir o desenvolvimento de Minas Gerais e a prestação de bons serviços à população.

“Vamos começar a discutir com os personagens de cada região, como os prefeitos e os agentes públicos, ouvir as dificuldades e incluir no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no orçamento do ano que vem. É um governo pé no chão. É o que Minas precisa”, declarou.

O governador garantiu ainda que, apesar de todas as dificuldades encontradas pela nova gestão, Minas não irá parar de crescer. Segundo ele, uma das prioridades será a retomada de todas as obras que estão paralisadas no estado e o pagamento dos débitos com as empresas deixadas pelo governo anterior. “Não é possível perder o que já foi começado”, ressaltou.

“Não há outra opção senão trabalhar. Com esforço, trabalho, humildade e ouvindo nossos parceiros, faremos Minas andar para frente. Vamos fazer um governo de todos e para todos”, finalizou Pimentel.

Participação popular

Os Fóruns Regionais de Governo serão conduzidos pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.

A população de cada território será convidada a participar de encontros que irão contribuir para subsidiar o planejamento e as ações de governo. A estrutura mínima dos Fóruns contempla representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil também participam do colegiado.

Ao todo, serão 17 “Territórios de Desenvolvimento”, divididos pelas regiões: Noroeste, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.

Posse AMM

Durante a posse da nova diretoria da AMM, Pimentel destacou ainda, que o Governo de Minas Gerais se preocupa com a causa municipalista e que toda a sua equipe está disposta a auxiliar os prefeitos para resolver os problemas.

“A AMM é uma das associações mais representativas do país e tem demonstrado uma capacidade muito grande de resolver as questões relativas aos problemas dos municípios. Teremos uma relação de diálogo permanente”, afirmou o governador.

O novo presidente da entidade, Antônio Júlio, prefeito de Pará de Minas, salientou a importância da parceria com o governo estadual. “Nossa associação terá um papel e nós vamos estar juntos para discutir as políticas de Minas. Vamos fazer muito pelos municípios e por Minas Gerais”, disse.

Também estiveram presentes no evento o vice-governador Antônio Andrade; o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes; os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Turismo, Mário Henrique Caixa; de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz; e de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso,  além de prefeitos, vereadores e presidentes de autarquias e fundações.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais