Gigante da Pampulha é ponto de parada da Tocha Olímpica na passagem por Belo Horizonte

No Mineirão, futebol dá espaço ao espírito olímpico. Campeões Sheilla Castro e Nalbert Bittencourt conduziram a tocha no estádio.

Nalbert era só alegria para conduzir a Tocha.

O maior templo do esporte mineiro recebeu, neste sábado (14/5), a Tocha Olímpica. Aos 50 anos, o Mineirão, que será uma das sedes do Torneio Olímpico de Futebol, teve em seu gramado, pode onde passaram inúmeros craques ao longo de cinco décadas, a chama que, no dia 5 de agosto, no Maracanã, acenderá a pira olímpica na abertura dos Jogos Rio 2016.

No estádio, o fogo foi conduzido por dois campeões olímpicos de voleibol: a mineira Sheilla Castro – atual jogadora da Seleção Brasileira – e Nalbert Bittencourt –, que se aposentou em 2010. O secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, e o secretário adjunto, Ricardo Sapi, estiveram presentes e acompanharam o revezamento.

Acompanhado dos filhos e da esposa, Nalbert era só alegria enquanto aguardava sua vez de conduzir a Tocha Olímpica. O ex-atleta, que atuou pelo Minas Tênis Clube, afirmou que se sentia privilegiado por integrar o revezamento em Minas Gerais.

“Poder estar em Belo Horizonte, que considero minha segunda casa, poder carregar a tocha aqui, é especial. Sou um cara de muita sorte porque fui escolhido para conduzir a Tocha Olímpica aqui em BH e os Jogos Olímpicos vão ser na minha cidade, que é o Rio de Janeiro, então só tenho que agradecer. Sem dúvida alguma é um momento de grande emoção”, garantiu.

Já a belo-horizontina Sheilla, que passou por grandes momentos nas quadras, garantiu que carregar a Tocha Olímpica dentro do Mineirão provocou um ‘frio na barriga’ diferente.

“Conforme vai chegando a hora, vai aumentando a emoção, vai aumentando a ansiedade de carregar. É um momento único. Acho que qualquer brasileiro gostaria de estar neste lugar. Não só atletas. A Tocha Olímpica inspira todo mundo”, concluiu a atleta.

O secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, ressaltou a acolhida do público mineiro desde a chegada da chama olímpica a Minas Gerais, no sábado passado (7/5).

“Estamos acompanhando a tocha desde a entrada no estado, a partir da cidade de Araguari. Estou bastante feliz pela reação do grande público mineiro. Acho que esse é um legado importante que o revezamento também deixa para os mineiros. Essa unidade do povo em torno da passagem da chama olímpica, a chama da esperança, da disciplina, da integração entre os povos", disse. "Tenho a plena convicção de que o povo mineiro recepcionou de uma forma muito alegre, muito calorosa este momento olímpico que estamos vivendo no Estado de Minas Gerais e no Brasil”, finalizou o secretário.

Após ser conduzida no Mineirão, a tocha seguiu seu percurso por Belo Horizonte. Até a noite, quando encerra sua passagem na festa de celebração que será realizada na Praça da Estação, o símbolo olímpico percorrerá a região central da cidade. Estão previstas paradas em pontos turísticos como a Praça da Liberdade, Praça do Papa, Praça da Bandeira e Palácio das Artes.

Mineirão nas Olimpíadas

Em Belo Horizonte, serão realizadas seis partidas na primeira fase do torneio de futebol: quatro femininas e duas masculinas.

Entre as equipes femininas que passarão por Minas Gerais destaca-se a presença da seleção dos Estados Unidos, tetracampeã olímpica (1996, 2004, 2008 e 2012) para enfrentar a Nova Zelândia no dia 3 de agosto.

Entre os times masculinos, no dia 10 de agosto a Alemanha retorna à capital mineira pela primeira vez após a Copa do Mundo para enfrentar a seleção de Fiji, com a intenção de repetir o bom resultado obtido em 2014.

Futebol leva o espírito olímpico para o país

A única modalidade esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 com partidas fora do Rio de Janeiro é o futebol. O objetivo é espalhar o espírito olímpico pelo país com a realização de 58 partidas em diferentes regiões.

O Torneio Olímpico de Futebol será disputado em outras cinco cidades, além de Belo Horizonte: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Brasília. O Mineirão receberá um total de dez jogos, que serão realizados nos dias 3, 6, 10 - em rodadas duplas -, 12, 13, 16 e 20 de agosto.

Serão seis jogos femininos e quatro masculinos, incluindo a disputa pela medalha de bronze. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino.

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016.

Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais