Gás encontrado na região ainda não tem comprovação de viabilidade comercial

Em entrevista recente, no entanto, um conselheiro da Petra deu uma boa notícia.


O poço está localizado em uma propriedade rural às margens da BR 365. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
As pesquisas em torno da descoberta de gás na região de Patos de Minas são cercadas de dúvidas por parte da população. O trabalho nos poços perfurados foi interrompido há algumas semanas e em alguns deles não há nenhum tipo de movimentação. Em entrevista recente, no entanto, um conselheiro da Petra deu uma boa notícia.

O conselheiro da Petra Energia S/A e ex-presidente das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – Usiminas – Wilson Nélio Brumer, confirmou a descoberta de gás natural nos poços perfurados na região, mas destacou que a viabilidade da exploração comercial ainda não foi confirmada e dependerá de novas pesquisas.

“Dá para afirmar hoje que existe gás, mas ainda não há como afirmar se esse gás é viável do ponto de vista econômico. Ainda temos um trabalho longo para fazer. Uma região das mais pobres de Minas Gerais e certamente a descoberta e a viabilidade econômica deste insumo podem representar um dinamismo muito grande na economia mineira”, disse Wilson em entrevista ao Jornal Diário do Comércio.

Brumer estima que o trabalho de confirmação da viabilidade comercial do gás encontrado na região é de cerca de dois anos porque envolve o desenvolvimento de tecnologia, uma vez que o achado não é o gás convencional. “O gás que encontramos guarda certa similaridade com o dos Estados Unidos e que promoveu uma revolução na matriz energética norte-americana”, pontuou.

A Petra Energia S/A já investiu R$ 1 bilhão em pesquisas e sondagens para a descoberta de gás natural em seus blocos na bacia do rio São Francisco desde outubro de 2005. A companhia fluminense possui 24 blocos exploratórios no Estado, localizados nas regiões Central, Alto São Francisco, Noroeste, Norte, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Os blocos foram arrematados pela empresa no 7º Leilão da ANP.

Só no município de Patos de Minas, a Petra possui quatro poços perfurados. Não há movimentação de homens e de máquinas no local e a empresa não divulga o andamento das atividades.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais