Garoto que ficou paraplégico ao cair de árvore pede ajuda para conseguir cadeira de rodas elétrica

Gustavo ficou paraplégico ao cair de uma árvore em 2018.

O adolescente Gustavo Barbosa Gomes, de 14 anos, está precisando muito de uma cadeira de rodas elétrica. Ele tem uma cadeira manual, mas ela está bastante danificada e não contribui com sua locomoção. A família já foi ao Centro Especializado de Reabilitação-CER-, no Bairro Jardim Peluzzo, mas não conseguiu a cadeira. Gustavo ficou paraplégico ao cair de uma árvore em 2018.

Sensibilizado com a situação, o comerciante Leonardo Carvalho, foi quem entrou em contato com o Patos Hoje e explicou a situação. Ele contou que o garoto sofreu um acidente em 2018 ao tentar pegar uma pipa em cima de uma árvore e perdeu os movimentos. Segundo Leonardo, a família já fez o requerimento da cadeira de rodas elétrica, mas o órgão solicitou outras providências e a família não tem condições de conseguir os documentos.

Segundo o comerciante, Gustavo já possui um laudo médico do Hospital Regional informando sua condição. “Ele precisa de uma melhor condição para poder ajudar a mãe. Hoje, ele tem que contar com a ajuda do irmão mais novo”, disse. Ele criticou também a quantidade de exigências para se conseguir algo que é tão essencial. “Ele vai ter uma qualidade muito melhor”, disse.

Nós fomos até a casa de Gustavo e conversamos com a mãe dele. Elaine Barbosa de Oliveira contou que a cadeira de rodas do filho está bem danificada com o assento rasgado e o pneu furado. Ela também confirmou que o ideal para ele é uma cadeira de rodas elétrica. Segundo ela, devido à pandemia, não consegue marcar a consulta dele para tentar o equipamento.

E a dificuldade não para por aí. Elaine nos disse que está afastada do trabalho devido a uma fratura no braço e vem tendo dificuldades até para comprar os alimentos. “O Léo que nos ajudou há alguns dias com uma cesta básica”, disse. Ela ainda pediu a ajuda de um advogado para conseguir o benefício do INSS para Gustavo.

Gustavo também conversou com nossa reportagem. Mostrando muita esperança, o garoto disse que precisa muito da cadeira de rodas elétrica. Segundo ele, já não está conseguindo se locomover com o equipamento porque é muito pesado para ele. Qualquer ajuda pode ser encaminhada para a Rua 12, nº 165, Bairro Alto da Serra (Pizzolato). O whatsapp da mãe de Gustavo é (34) 9985 9567. A conta para transferência é Caixa Econômica, Ag. 0942, Op. 013, Conta 00007198-0, em nome da Elaine Barbosa Oliveira. Não tem pix.

O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento: “O CER II Totó Veloso esclarece que o menor Gustavo Barbosa Gomes recebeu atendimento para tratamento de sequelas neurológicas (devido a TCE sofrido em 2018) nos setores de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia até o presente ano. Para melhora da mobilidade dele, foi ofertada cadeira de rodas padrão na data 29/08/2019. De acordo com a Portaria do SUS nº 321, de 8 de fevereiro de 2007, o paciente deverá aguardar dois anos para o recebimento de novo dispositivo. Salientamos ainda que a solicitação de cadeira de rodas motorizada deverá ser realizada pelo médico, autorizada pela SMS e direcionada ao CER Totó Veloso, e, até a presente data, não consta solicitação para o paciente supracitado.”

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais