Garotinho que se queimou gravemente é transferido de avião do Corpo de Bombeiros para BH

O transporte aconteceu após uma operação envolvendo Polícia Militar, SAMU e Corpo de Bombeiros.

O garotinho de 8 anos que se queimou gravemente após um vidro de álcool explodir foi transferido na tarde desta quarta-feira (06) para Belo Horizonte. O transporte aconteceu após uma operação envolvendo Polícia Militar, SAMU e Corpo de Bombeiros. Um avião do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros de BH veio a Patos de Minas para realizar a transferência.

O Patos Hoje acompanhou toda a operação minuciosa, cautelosa e que exige o máximo de agilidade. A Polícia Militar deu apoio aos pais, os encaminhando do Hospital Regional para o Aeroporto Municipal. Em seguida, uma ambulância do Corpo de Bombeiros com profissional também do SAMU levou a criança que está entubada. Então, o garotinho foi colocado com o máximo de cuidado no avião. A mãe e o pai da criança foram juntos no avião.

O avô da criança, Manoel dos Santos, conversou com nossa reportagem. Ele explicou que a mãe estava deitada porque trabalhava cedo no outro dia e o filho foi até a pia. Em seguida, ele retornou com fogo da cabeça aos pés. Ela então apagou o fogo e prestou o socorro. Segundo o Senhor Manoel, o vidro de álcool estava debaixo da pia, atrás dos produtos de limpeza e, realmente, ele teria tido a ideia de matar o carrapato.

O Soldado Henrique explicou como funciona todo o aparato para a transferência. Ele disse que, nesse caso, a direção do Hospital Regional, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, após negociar o Hospital João XXIII, solicita a transferência, entrando em contato com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.


Em seguida, o Batalhão de Operações Aéreas comunica a unidade dos Bombeiros de Patos de Minas para dar o apoio na transferência. A viagem de Patos de Minas para BH dura cerca de 1h15. O bombeiro ressaltou que realmente a criança estava com cerca de 70% do corpo queimado, em estado grave, tendo queimaduras de 2º e 3º graus, mas estava estabilizada. “Se não estiver estável, não é possível fazer a transferência”, disse.

O bombeiro também aproveitou para orientar as famílias a não deixar produtos inflamáveis ou químicos próximo a crianças. Ele também alertou os pais para sempre estarem supervisionando os menores, porque pela inocência deles, acidentes como este podem acontecer, destacando que eles devem ficar longe também de fogueiras e churrasqueiras.

Dicas de Segurança:

Acidentes com álcool líquido são muito frequentes e muito graves.

O álcool líquido é extremamente perigoso porque ele libera vapores inflamáveis em temperatura ambiente.

Eles se espalham nas proximidades do líquido e são estes vapores que queimam, antes mesmo que a chama que está na mão da pessoa alcance o líquido.

Este fato surpreende as pessoas que, estando com uma chama nas mãos, se assustam e acabam derramando o álcool causando acidentes

Outro fato que agrava os acidentes com álcool líquido é que quanto maior a superfície de contado com o ar, maior a área em chamas.

Em um copo americano com 100ml de álcool a chama vai ter o tamanho da boca do copo.

Esta chama então vai consumindo o líquido de cima para baixo até acabar queimar todo o álcool.

Porem, se estes mesmos 100ml de álcool do copo forem despejados em uma superfície qualquer, que pode ser o chão, ou uma mesa ou o corpo de uma pessoa, este álcool se espalhará ocupando uma área muito maior do que a boca do copo e toda esta área vai liberar vapor inflamável e caso tenha uma chama por perto, toda a área se incendiará imediatamente podendo provocar um incêndio e também ferimentos.

Portanto, mantenha o álcool líquido em sua embalagem original para não ser confundido com outros líquidos,

Mantenha o álcool líquido fora do alcance das crianças.

E por fim, jamais use álcool líquido para acender churrasqueiras e nem para dar uma reavivada no fogo quando a churrasqueira estiver acesa e com o braseiro estiver fraco.

Estas atitudes frequentemente resultam em acidentes graves.

Em caso de vítimas de queimadura, apague as chamas na vítima enrolando um pano preferencialmente úmido.

Resfrie a área queimada utilizando água limpa fria e corrente;

Remova anéis, pulseiras e relógios.

Proteja a área queimada com pano limpo

Não tente retirar partes da roupa que estiverem aderidas.

Não passe nenhum produto no local.

Leve a vítima para um hospital

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais