Furacão Irma arrasa Cuba e vai para os Estados Unidos

Milhões de pessoas deixaram suas casas.

O furacão Irma arrasou a costa norte de Cuba, neste sábado, e se aproxima da Flórida, onde milhões de habitantes foram avisados que precisam deixar suas casas, depois de a tempestade matar 22 pessoas no Caribe e devastar onde passou.

Ainda uma tempestade categoria 5 quando chegou a Cuba, nas primeiras horas de sábado, o Irma enfraqueceu ligeiramente enquanto passou pela costa norte da ilha, derrubando cabos de energia, curvando palmeiras e causando grandes ondas.

A velocidade máxima dos ventos caiu para aproximadamente 215 quilômetros por hora na manhã de sábado, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês), colocando-o como uma perigosa tempestade categoria 4, o segundo maior nível.

No entanto, o NHC disse que o Irma recuperará força na sua trajetória a partir de Cuba e deve se manter como um furacão poderoso ao se aproximar da Flórida, chegando a Keys na manhã de domingo.

Uma das mais poderosas tempestades do Atlântico em um século, o Irma deve causar muitos danos por causa da força dos ventos e das enchentes no quarto estado mais populoso dos Estados Unidos.

A destruição na costa norte de Cuba foi parecida com a que foi vista em outras ilhas do Caribe ao longo da última semana. O Irma passou pela província de Ciego de Avila por volta da meia-noite.

A imprensa estatal afirmou que foi a primeira vez que o olho de um furacão categoria 5 atingiu terra firme desde 1932. Nos dias anteriores à chegada do Irma, o governo comunista da ilha evacuou dezenas de milhares de turistas estrangeiros de resorts na costa norte.

Com a tempestade em direção aos Estados Unidos, oficiais na Flórida ordenaram uma evacuação sem precedentes, correndo para superar estradas lotadas, falta de gasolina e a movimentação de moradores idosos rumo à segurança.

Um total de 5,6 milhões de pessoas, ou 25 pro cento da população do Estado, receberam ordens para deixar a Flórida, de acordo com a Divisão da Administração de Emergência da Flórida.

Os Estados Unidos foram atingidos por apenas três tempestades categoria 5 desde 1851, e o Irma é muito maior que o último, em 1992, o furacão Andrew, de acordo com a Agência Federal de Administração de Emergências (Fema).

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais

URT espera cerca de 3.500 torcedores na Arena DB para a estreia no Módulo II

Veja mais