FPM seleciona artigos para lançamento do V volume da revista Acta Científica

O lançamento da Revista Acta Científica – Volume V deverá acontecer no início de março em data e local a serem divulgados em breve


Folder Ilustração.

A Revista Acta Científica, qualificada como excelente entre as categorias de qualificação do alcance de periódicos científicos (qualis capes entre B3 e B5), é uma publicação semestral da Faculdade Patos de Minas- FPM- que tem conseguido anualmente melhorar as pontuações junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da FPM, a revista é interdisciplinar e por isso tem avaliação diferente dependendo da área em que o artigo científico é publicado. Os coordenadores ressaltam que a investigação científica ancora-se, entre outras coisas, no rigor, critério, trabalho e persistência. “Não existe conhecimento descoberto sem exaustão”, afirmam.

No entanto, eles argumentam que, apesar das últimas pesquisas indicarem um aumento no número de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros e divulgados em importantes revistas internacionais, o país ainda está muito aquém do que minimamente nos consolidaria país de pesquisadores. Aliás, muitos deles, os bons pesquisadores, trabalham em outros países por oferecerem condições e oportunidades melhores.

Os artigos selecionados pelos avaliadores da Revista Acta Científica foram produzidos por professores da FPM e de outras instituições, profissionais e pesquisadores ávidos pela descoberta. “Gente que sabe o valor de um enunciado que exemplifica, constrói e faz refletir. Gente imbuída de conhecimento”, concluem.

O lançamento da Revista Acta Científica – Volume V deverá acontecer no início de março em data e local a serem divulgados em breve. Interessados em adquirir a revista em versão impressa ou mesmo consultá-la poderão acessar o site www.faculdadepatosdeminas.com e buscar na área de publicações.

Confira os nomes dos pesquisadores e os títulos dos artigos selecionados:

Dossiê Sociedade, Hildelberto de Sousa Ribeiro - A implantação do reuni no campus universitário do Araguaia-CUA/UFMT e seus impactos junto à comunidade universitária. Tema no qual o pesquisador se tornou referência no país.

No Dossiê Saúde, Irella Borges dos Santos Barbosa discute a relação psíquica entre mãe-bebê-criança e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo no artigo intitulado: “O caso ana: eu me alimento de que?”

Em outro artigo, Aline Miranda Santos e Lilian de Abreu Ferreira discutem a bula nos vários aspectos que envolvem o gênero no artigo Bulas de medicamentos como instrumento de informação aos pacientes e profissionais de saúde.

No Dossiê Linguagem, Lady Daiane Martins Ribeiro e Grenissa Bonvino Stafuzza desenvolvem uma análise dialógica do discurso da Revista Nova, no artigo “Construção dialógica e produção de sentidos entre o discurso de autoajuda e o discurso erótico-sexual na mídia feminina.”

Em outro artigo, Camila Felisbino Bueno resgata a memória do grande poeta Carlos Drummond de Andrade e o imaginário judaico em “a incômoda companhia do judeu errante”

No Dossiê Comunicação, Rafael Duarte Oliveira Venancio, discute a linguagem do rádio sob a ótica da pragmática no artigo “Publicidade, propaganda e o rádio: analítica e pragmática da linguagem de um gênero radiofônico”.

Em outro artigo, Christiane Pitanga, Adriana C. Omena Santos, Mara Rúbia Alves Marques e Rose Mara Vidal de Souza discutem a marca como identidade no artigo intitulado “A marca como reflexo da identidade acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia”.

Em sequência, Natália de Oliveira Santos e Marcelo Marques Araújo discutem a importância das mídias sociais numa organização, no texto “Discurso e comunicação no relacionamento empresarial mediado: o caso Algar Telecom”.

Em outro artigo, Neimar da Cunha Alves e Marcelo Marques Araújo desenvolvem um estudo sistemático do jornalismo opinativo a partir das categorias e gêneros no artigo “Jornalismo Opinativo: dos gêneros aos discursos.”

No Dossiê Engenharias e Tecnologias, grande novidade deste número da revista, Antônio Carlos dos Santos e Luiz Antônio Lobo de Abreu apresentam investigação sobre as possíveis relações entre o paradigma de ensino adotado, o processo de formação de engenheiros e sua posição na divisão do trabalho, com foco na questão identitária do engenheiro-professor e na sua visão da profissão, no artigo “Engenheiro professor : prática e identidade.”

No Dossiê Administração e Negócios, os pesquisadores Fabiano da Silva Vieira, orientado por Marcelo Marques Araújo desenvolvem algumas propostas para o “Marketing de relacionamento: alicerce da experiência e influência empresarial”.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPM

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais