Formandos de vários cursos superiores fazem provas do ENADE neste domingo

A prova é obrigatória para que o aluno possa colar grau e assim receber o diploma.


As provas serão realizadas nas escolas Normal e Marcolino de Barros.
No próximo domingo, dia 25 de novembro, às 13h (horário de Brasília), será aplicada, em todo o Brasil, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A prova é obrigatória para que o aluno possa colar grau e assim receber o diploma. Ela serve para analisar a qualidade das faculdades de todo o Brasil. O resultado será divulgado até 25 de dezembro.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano será aplicado a 587,3 mil alunos que estão concluindo o ensino superior. 1.871 instituições de ensino superior inscreveram seus estudantes. O estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida, vêm o Paraná (65.040), Minas Gerais (54.718), o Rio de Janeiro (51.580) e o Rio Grande do Sul (37.371).

São considerados alunos concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. No Enade deste ano não haverá processo de amostragem.

Todos os estudantes que concluem a graduação são obrigados a fazer a prova para receber o diploma, já que o exame é um componente curricular da graduação. O exame é usado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país.

Neste ano, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.

A prova terá a duração de quatro horas e será composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Os estudantes devem apresentar-se nos locais de prova às 12h15 min.

Nesse dia, o UNIPAM disponibilizará um serviço de apoio aos estudantes nas imediações das escolas Marcolino de Barros e Antônio Dias Maciel (Escola Normal), com a presença dos coordenadores e dos professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

O UNIPAM convoca seus alunos concluintes dos cursos acima a participarem do Exame, no próximo domingo, e a responderem com coerência e dedicação às questões da prova, uma vez que o desempenho de cada aluno tem impacto direto no cálculo do conceito do seu Curso e do próprio UNIPAM. É importante lembrar ainda que a participação no ENADE é requisito legal para a emissão do diploma.

Mais informações sobre o ENADE podem ser adquiridas por meio dos endereços
http://portal.inep.gov.br/enade http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes / ou cpa@unipam.edu.br .

Fonte: Agência Brasil e Ascom UNIPAM

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais